Black Friday no Brasil, ofertas ou dor de cabeça?

Promoção

Hoje é o dia da Black Friday no Brasil. Mas afinal, o que é Black Friday? Onde surgiu? No Brasil, ela vale a pena? As ofertas são reais ou não?

Nos Estados Unidos, a Black Friday acontece sempre no dia seguinte ao Thanksgiving, que é o Dia de Ação de Graças comemorado neste país, e que marca o início da temporada de compras para o natal. Esta tradição de consumo que era estritamente dos Estados Unidos passou nos últimos anos a ser copiado por outros países buscando uma explosão de vendas, inclusive o Brasil.

Durante as 24 horas da Black Friday, as lojas de varejo oferecem descontos especiais para aquecer as vendas, e a correria e a disputa pelos produtos é muito grande.

Para o nome Black Friday, existem duas explicações, a primeira diz que o termo surgiu nos anos 60 na Filadélfia, e se referia ao trânsito pesado do dia seguinte ao Thanksgiving (Dia de Ação de Graças), já a outra explicação, está relacionada à cor. O Black, nos Estados Unidos, seria equivalente ao nosso “estar no azul”, significando que neste dia, as lojas “saem do vermelho”, voltando a ter lucro.

Durante toda a semana, esse assunto foi um dos mais comentados no Brasil, principalmente nos meios de comunicação, onde estes comentários eram mais negativos do que positivos. Pois é, a Black Friday mal chegou ao Brasil, pois seu primeiro ano foi em 2010, indo agora para a 4ª. edição, e já está causando polêmica, muitas lojas foram notificadas pelo PROCON nas edições anteriores por “maquiarem” seus descontos.

Mesmo tendo deixado muito a desejar nas últimas edições, a versão brasileira do Black Friday ainda traz aos consumidores a esperança de fazer bons negócios, com descontos de fato reais. A partir da 0 hora desta sexta-feira, dia 29/11/13, mais de 100 lojas brasileiras anunciarão megapromoções pelo período de 24 horas, embora algumas lojas já anunciaram estender um pouco este prazo, como também outras começaram antes do anunciado.

A revista americana Forbes causou uma grande polêmica ao avaliar em artigo, a tradição importada dos Estados Unidos para o Brasil como uma oportunidade de lojistas aplicarem certos golpes em compradores compulsivos, felizes por participarem de uma tradição americana que, segundo o articulista Kenneth Rapoza, “é tão estranha para eles como a lua”. Para o artigo, “se nos EUA a Black Friday é conhecida como o dia dos descontos, no Brasil ela virá a ser conhecida como o dia da fraude.

Para o autor do artigo, se o Brasil fizesse a Black Friday de maneira correta, como é feito nos Estados Unidos, “haveria pessoas acampando em frente ao Shopping Pátio Higienópolis, em um bairro nobre de São Paulo, na noite de quinta-feira, ou ao menos grudados na porta de uma rede como a Fnac à 1h da manhã, porque nos Estados Unidos, a tradição é ver filas de consumidores acampados em frente a grandes redes varejistas à procura de eletroeletrônicos”.

Já por outro lado, a Fundação Procon-SP atualizou na última quinta-feira (21) a sua lista de sites não recomendados para as compras, esta lista totaliza agora 325 lojas que devem ser evitadas pelos usuários que costumam adquirir produtos on-line. Como já é de costume, a lista apresenta, além do nome da loja virtual, o endereço eletrônico, a razão social e número do CNPJ ou CPF do dono da página. Também há informações sobre se o site está em operação ou inativo. Vale lembrar que, mesmo com a situação da página descrita, pode ser que ela esteja atualmente fora do ar em virtude de outros problemas operacionais.

De acordo ainda com o Procon, os endereços eletrônicos são adicionados à lista porque tiveram reclamações de clientes registradas, foram notificados e não responderam ou não foram encontrados, por isso, toda a atenção pouco.

Além desta lista, que é atualizada regularmente pelo Procon, a Fundação aproveitou a chegada da Black Friday (dia 29 de novembro) para dar algumas dicas aos usuários que optarão por realizar compras on-line, para aproveitar as promoções da data, como segue abaixo:

– Verifique os preços cobrados antes do dia marcado para o evento. Isso pode ser feito por meio dos sites das empresas que participarão da Black Friday e de outros fornecedores, inclusive na data da liquidação. Assim, evita-se o risco de cair na armadilha de promoções que não são tão vantajosas como o anunciado;

– leia a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados;

– veja a descrição do produto, compare-o com outras marcas e certifique-se de que ele supre suas necessidades;

– imprima e/ou salve todos os documentos (telas) que demonstrem a compra e confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, etc.).

O PROCON ainda ressalta que, o fato de ser uma promoção, não elimina os direitos do consumidor. Qualquer dúvida consulte o PROCON, não faça nada no escuro.

Infelizmente, mais uma vez é citado o desrespeito ao cliente, só que desta vez, virou motivo de piada até no exterior.

Será que um dia agiremos 100% de forma correta? Você aprova a Black Friday Brasil? Você já foi vítima da Black Friday?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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