Atendimento Diferenciado Começa com Educação e Valores

atendimento diferenciado

Todas as empresas sonham em prestar um atendimento diferenciado, que conquiste o cliente e o torne fã da empresa. Ao mesmo tempo, os clientes também sonham em receber um atendimento diferenciado, onde ele tenha suas necessidades atendidas, problemas solucionados, dúvidas esclarecidas e regado a atendentes educados, comprometidos e que possuam valores.

Para começar a pensar em atendimento diferenciado, daqueles que encante o cliente, precisamos pensar em educação, e não é somente a educação vinda dos bancos escolares, mas também a educação referente ao tratamento entre pessoas.

O mundo evoluiu muito tecnologicamente, mas infelizmente regrediu no relacionamento pessoal, no Brasil então, sentimos isso diariamente, e fica ainda mais claro quando falamos em atendimento.

As pessoas estão cada vez mais indiferentes, distantes e frias, respondendo o que vem a cabeça sem fazer nenhum tipo de filtro, desrespeitando os clientes. Os clientes que por se sentirem enganados, e até em alguns momentos lesados, ficam também alterados, com isso, passamos por um processo de desrespeito generalizado, um por não estar suficientemente preparado para atender, e outro por estar cansado de ser desrespeitado, enganado e enrolado.

Mas afinal, qual a solução para esta questão? Esta solução não é nada fácil e é muito trabalhosa, onde é necessário passar por algumas etapas, iniciando pelos treinamentos, que são divididos em produtos, negociação, venda e relacionamento. Depois passamos pela monitoria, onde todos os pontos são avaliados, e se necessário, são feitas reciclagens. As reuniões entre as lideranças e os liderados também são fundamentais para se discutir as melhorias e programar os ajustes.

Ao lado da educação, os valores também são fatores fundamentais para começar a pensar em atendimento diferenciado, muitos não os conhecem, e se conhecem não os praticam, isso precisa ser corrigido e alinhado urgentemente.

Entendemos como valores fundamentais, a Justiça, ser justo com o cliente, com a empresa, com os profissionais, solucionar problemas de forma rápida e eficaz. Honestidade, falar a verdade, não enrolar, tirar as dúvidas do cliente não deixando nada pendente. Comprometimento, sempre dar o melhor de si em prol da satisfação e bem estar do cliente, não passar a impressão que você está fazendo algo por obrigação e sim por prazer de ver o cliente satisfeito. Ética, não misture a situação de um cliente com a de outros, não seja irônico, tenha em mente que todos os clientes merecem uma atitude ética. Postura profissional, não leve nada para o campo pessoal, o cliente tem um problema, uma dúvida ou quer uma informação sobre a empresa, sobre os produtos e/ou serviços e nada pessoal com você. Respeito em sentido amplo, hierarquia, colaboradores, clientes, empresas, normas e procedimentos.

Sua empresa trabalha educação e valores como pontos principais de um atendimento diferenciado? Você considera estes dois fatores como fundamentais para começar a pensar em atendimento diferenciado? Você já recebeu um atendimento que teve estes dois fatores?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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