Atendimento ao Cliente: Mais que um Departamento

Muitas empresas sempre trataram, e ainda continuam tratando o atendimento ao cliente como um departamento, além de ser um grande engano, é uma prática que explica porque estamos cada vez mais distantes de ter um grande número de empresas oferecendo ao cliente, não só o melhor produto e/ou serviço, mas um atendimento memorável e marcante, daqueles que fazem os clientes retornarem não só pelo serviço e/ou produto adquirido, mas por proporcionar prazer e satisfação, pois a experiência foi encantadora.

Atendimento ao cliente trata-se de uma responsabilidade, que envolve todos os setores e colaboradores de uma empresa, seja ela de que segmento for, pois tudo que é realizado em cada setor, irá refletir diretamente no cliente final.

Sendo assim, é fundamental que todos os colaboradores tenham em mente, que o sucesso do cliente, bem como a experiência que o mesmo terá com a empresa, é de responsabilidade de todos, e não somente de quem fala diretamente com eles, pois muitas vezes, a informação passada por este colaborador, que fala diretamente com os clientes, vêm de outras áreas, onde a velocidade das respostas e as soluções, são fundamentais para tornar os clientes, fãs de sua marca, e “os garotos e garotas” propaganda da mesma.

Desta forma, dentro de um mercado tão concorrido e cada vez mais acirrado, é imprescindível ter colaboradores com um alto grau de conhecimento técnico, mas também que tenham prazer e motivação de entregar com velocidade surpreendente aos clientes, as respostas necessárias para que os mesmos não tenham desgastes e experiências desagradáveis, fato este, que os levarão a procurar o seu concorrente, e consequentemente os clientes irão embora.

Neste final de semana visitei alguns estabelecimentos de segmentos diferentes, no total foram sete, e apenas um apresentou um atendimento encantador e diferenciado, já os outros seis, me fizeram querer nunca mais voltar. Pessoas que falavam comigo olhando para a tela do computador, outras de cara emburradas, e olhando feio para os clientes, já outro tinha apenas dois colaboradores, que faziam de tudo para atender da melhor forma possível, mas não tinha como, pois eram duas pessoas para atender no caixa, fazer o pedido, entregar nas mesas, e ainda limpar as mesmas, ou seja, impossível, e até desumano, nesse estabelecimento ficou claro a falta de presença da liderança, falta de planejamento, e acima de tudo, a falta de respeito com os clientes e profissionais que ali estavam. Isso apenas confirma o que falamos, ou seja, atendimento ao cliente não é um departamento, mas uma RESPONSABILIDADE de todos.

Não esqueçam algo fundamental que vai definir a prosperidade ou não da sua empresa, ou seja, todos dentro das empresas precisam ter dentro do seu perfil esta responsabilidade do atendimento, afinal tudo dentro das empresas gira em torno dos clientes, pois são eles que mantem as empresas vivas, e pagam os salários de todos.

Sua empresa enxerga o atendimento ao cliente como um simples departamento, ou tem esta cultura da responsabilidade de todos para oferecer ao cliente sempre a melhor experiência e o encantamento? Como está hoje o atendimento ao cliente dentro da sua empresa? Você sente esta união de colaboradores e departamentos na sua empresa, para entregar aos clientes respostas e soluções com velocidade e qualidade? São reflexões fundamentais que devemos fazer diariamente, pois aqui está a diferença entre sucesso e fracasso, pois como falamos, o mercado está extremamente concorrido e acirrado, onde produtos e/ou serviços podem ser copiados, ser bem parecidos e até iguais, mas a cultura, a responsabilidade e a entrega do atendimento diferenciado, não.

Um Grande Abraço a Todos!

Vamos em Frente!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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