ATENÇÃO! Nem Sempre o Maior é o Melhor

Hoje vamos falar um pouco sobre o varejo especificamente, onde nem sempre os maiores magazines, as maiores lojas, falando não só de nome, mas também de espaço físico, são as melhores.

Entre março e início de abril, realizei visitas em lojas de materiais de construção e hipermercados por uma necessidade, sendo assim, aproveitei para avaliar preço, condições, qualidade dos produtos, qualidade do atendimento e dos serviços prestados.

Fiquei impressionado de forma negativa com o que presenciei, tudo que se pode imaginar encontrei, lojas com poucos clientes e os vendedores conversando entre eles, sem dar o mínimo de atenção ao cliente, ou seja, você tinha que sair atrás de um para te atender, todos estavam me enxergando, mas ninguém vinha atender. Algumas vezes quando você ia de encontro a um vendedor, ele dizia que não era daquele setor e você deveria procurar alguém do setor.

Encontrei lojas que estavam mais cheias, mas só tinha um colaborador para atender, com isso se criava uma fila, enquanto o setor ao lado tinha dois ou três colaboradores sem fazer nada, apenas olhando a espera do cliente e o apuro que passava aquele único vendedor. Em outro caso, escolhi um determinado produto, fui levado à mesa pelo vendedor e ao perguntar ao mesmo se faziam a instalação ele me respondeu: “a instalação é terceirizada, o Sr. volta lá no produto e pega o telefone do prestador.”

Já em um grande hipermercado de São Paulo, no setor de móveis, me interessei por uma mesa de escritório ali presente, vários colaboradores passavam ali e ninguém veio atender, de forma proposital, me sentei na cadeira e fiquei ali esperando por quase dez minutos e nada. Tive que levantar e procurar uma colaboradora próxima para me atender, que me disse não ser do setor, mas esta pelo menos me atendeu e fez todo o encaminhamento.

O que coloquei aqui foi apenas um resumo entre diversos problemas ocorridos, e volto a dizer, não foi em uma loja de marca específica, foram em todas, isso mostra o quanto os grandes magazines e/ou lojas precisam desenvolver sua equipe de vendas/atendimento e também seus líderes, pois até eles, os gerentes, “fugiam” do contato com o cliente. Já em lojas menores e de bairro, consegui ser melhor atendido e realizar algumas compras.

O que faz uma empresa ser grande não é o seu tamanho físico, mas sim o tamanho da competência, capacidade, vontade, determinação, comprometimento, motivação, responsabilidade, ética, engajamento e senso de urgência da equipe.

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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