Atenção!!! Escassez de Habilidades Comportamentais

Uma matéria publicada na Você RH, chamou a atenção para um tema fundamental para o sucesso das empresas, e desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas, fato que já vem sendo comentado e observado há algum tempo, porém, até o momento, não tinha sido tratado com a prioridade que demanda a situação.

Estamos com um sério problema de escassez de profissionais de alto desempenho no Brasil, este foi o resultado de uma pesquisa realizada recentemente pela Manpower Group, uma consultoria americana de gestão de pessoas, que além do Brasil, inclui mais 40 países.

Segundo esta pesquisa, 80% das empresas relataram dificuldades para encontrarem profissionais acima da média. O Brasil ficou em 13º lugar entre os países que mais sofrem com esta escassez, empatado com França e Bélgica.

No Brasil o problema não é técnico, ou seja, hard skill, mas a falta de habilidades ligadas à comunicação que está dentro do soft skill, onde estamos falando das posições de atendimento, vendas, marketing, ou seja, todas ligadas à comunicação. Essas áreas somadas respondem por 50% da falta de talentos, maior que a área de TI, que tem um percentual de 38%.

Soft skills são competências e habilidades ligadas ao comportamento, resumidamente, é a forma como a pessoa interage socialmente, e lida com as próprias emoções. São competências e habilidades difíceis de serem mensuradas, por conta do caráter subjetivo. 

Porém, as soft skills são diferenciais fundamentais no ambiente de trabalho, pois oferecem, como por exemplo, comunicação assertiva; inteligência emocional; liderança; capacidade de trabalhar sobre pressão; trabalho em equipe; empatia e ética. Desta forma, é de vital importância unir as habilidades, e valorizar ainda mais essas competências para a rotina de trabalho, pois é através desta união, percepção, e realização, que as empresas vão conseguir sair deste problema crônico, que tem causado sérios problemas para as mesmas, para os profissionais que não conseguem se colocar, e para os clientes, que acabam sofrendo o impacto deste problema. Apenas reforçando e lembrando, que apesar de muitos acharem que conseguem resolver, isso não é um problema que pode ser solucionado pela IA (Inteligência Artificial), pois os clientes são pessoas, e não robôs, e para tudo temos limites, inclusive no momento onde o cliente, (ser humano) quer ter uma solução apresentada por outro humano. Sendo assim, saibam equilibrar até onde um vai, e onde o outro entra.

Desta forma, fica aqui uma dica para você profissional, as empresas precisam hoje, e também precisarão no futuro de profissionais que aprendam coisas novas de forma rápida, que sejam resilientes, se comuniquem bem, que sejam colaborativos, que se adaptem rapidamente às mudanças, que sejam éticos, e saibam se colocar no lugar das pessoas.

Outra colocação fundamental é que esses profissionais tenham maturidade suficiente para buscar, e reconhecer o aprendizado nas derrotas, e aceitar críticas mesmo nas vitórias, isso evita a acomodação e o sentimento de sucesso eterno, sem a melhoria contínua. Lembre-se, sempre aprendemos, sejam nas vitórias, ou nas derrotas.

Você é essa pessoa que as empresas estão procurando? Se não é, o que está faltando para ser? O desafio das empresas está em procurar e/ou formar esses profissionais, o que muitas já tem feito, mas o seu desafio é de se capacitar, e correr atrás do seu crescimento e desenvolvimento, sendo assim, siga em frente, o mercado te espera.

Um Grande Abraço a Todos!

Vamos em Frente!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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