As Empresas no Momento de Crise

Vamos falar hoje, de uma crise totalmente diferente de todas as outras já vividas até este momento, ou seja, uma crise devido à uma pandemia, que colocou o mundo em alerta máximo em todos os sentidos.

Sendo assim, vamos analisar algumas questões ligadas diretamente às empresas, sejam elas, de qual tamanho for. Como estão atravessando este momento? Quais os principais problemas? Quais os caminhos? Como será o retorno? O que esperar do futuro?

Não foi nada fácil você ter o seu negócio, a sua empresa, o seu ganha pão, e de uma hora para outra ter que parar tudo de forma repentina, enfim, deixar de vender, de faturar, de comercializar seus produtos e/ou serviços, e pior, uma parada sem data definida para a volta. Neste momento em que, você para, algo não para, ou seja, os compromissos financeiros, deixando empresários e colaboradores em uma situação difícil e, na grande maioria dos casos, sem uma saída viável e rápida.

Em conversa com várias pessoas, tanto empresários como colaboradores, existem sem dúvida grandes medos; empresários não sabem como pagar seus colaboradores e fornecedores, colaboradores não sabem se serão demitidos, com isso, não sabem como honrarão seus compromissos, pois, este desemprego, se mostra até o momento ser devastador e com previsão muito longa para uma retomada.

Muitas empresas se reinventaram, passaram a vender por e-commerce, por drive-thru, whatsApp, delivery, com isso, conseguiram equilibrar as contas e evitar até o momento demissões, ou demitiram pouco, porém, outras não conseguem seguir por este caminho, como vendedores ambulantes, autônomos em geral, pequenos comércios e até grandes empresas, porém, de segmentos, onde essas alternativas não são viáveis ou não trazem os resultados necessários.

Quais os caminhos no momento? Para este momento, é única e exclusivamente se reinventar, buscar na tecnologia formas de fazer diferente aquilo que, você se acostumou a fazer de uma determinada forma que, agora não pode ser feito; buscar parcerias é também outro caminho a seguir, além de negociar com fornecedores, enfim, é um momento delicado, onde a união e a solidariedade devem prevalecer para, salvar não só empregos, mas principalmente vidas. Todos precisam ter em mente que, durante um bom tempo, teremos que abrir mão de ganhar algumas coisas para poder conseguir algum recurso para saldar compromissos, ou seja, um equilíbrio bem rigoroso.

O retorno será através do que se tem falado com muita ênfase, o chamado “novo normal”, onde o mundo vai mudar de forma radical atitudes, pelo menos até surgir uma vacina, que afaste de fato, o risco desse vírus tão perigoso e silencioso.

O futuro vai trazer mudanças de hábitos significativas; as máscaras farão parte do dia a dia, os cuidados com a higiene serão mais intensos, principalmente lavar as mãos, que já deveria ser um ato normal, agora será praticamente obrigatório. As empresas também terão fortes e significativas mudanças, como o aumento do home-office, o uso maior e mais adequado da tecnologia, melhorias significativas de processos, comércio com cuidados e hábitos mais rígidos para, resguardar a segurança de clientes e colaboradores e, sem dúvida o mais importante, as pessoas entenderem a importância de todas essas mudanças, sendo necessário seguir e respeitar todas as normas definidas e informadas pelos órgãos de saúde, caso contrário, teremos um futuro ainda mais preocupante; Lembrem-se, em tudo na vida, seja, nos bons ou maus momentos, sempre precisamos e vamos aprender algo, e este momento, é sem dúvida o maior aprendizado que teremos.

Para finalizar, independente de todas as mudanças que irão ocorrer no mercado, inclusive com o aumento da inclusão da tecnologia, será cada vez mais fundamental o atendimento oferecido ao seu cliente, esse será sem dúvida, o grande diferencial para ser retomado o caminho de sucesso das empresas e, dos profissionais, pois, o mau atendimento em todos os sentidos, tem sido uma marca registrada neste momento.

Um Grande Abraço a Todos! Vamos em Frente!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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