Arrogância! Como se “Curar” deste Mal?

Arrogancia

O caminho mais rápido para desmotivar uma equipe é a arrogância. Ter líder ou líderes arrogantes afasta qualquer bom funcionário de uma empresa, além disso, afasta também os clientes. Mas afinal, existe “cura” para a arrogância?

A resposta é sim, existem algumas atitudes que as pessoas podem ter para perder a chamada arrogância, conforme veremos a seguir.

A primeira atitude é pedir para as pessoas apresentarem contra-argumentos. Os colaboradores precisam ter a liberdade de dizerem o que pensam aos seus líderes, sem receber de volta palavras e atitudes grosseiras e muito menos perseguição. Líderes que não deixam as pessoas à vontade para falar as coisas, terão sérios problemas, não só de motivação mas também em ocultar uma realidade. Desta forma, dê um passo a frente, dê esta liberdade aos colaboradores, crie este caminho aberto com seus liderados.

Outra atitude para se afastar da arrogância é reservar um tempo para andar pelo setor ou até mesmo pela empresa. Existem líderes que não se misturam, detestam sair da sua mesa e ir ao encontro dos liderados, fornecedores e etc.. Quando você começar a sorrir, andar pela empresa e falar com os liderados, vai perceber a diferença que esta pequena atitude faz. Não se esconda na sua sala e/ou na sua mesa, deixe de ser uma lenda e aquela pessoa que todos temem, venha ser de fato o líder desta equipe e/ou da empresa, os liderados agradecem.

A terceira atitude é buscar relatos sobre o desempenho da empresa. Não fique preso e nem acredite somente nos relatórios, pois as vezes são feitos para encobrir algo ou proteger alguém. Ande pela empresa e descubra se de fato os relatórios traduzem a verdade, você poderá se surpreender, mas jamais se arrepender.

Nunca esqueça ainda, que você tem a obrigação de ouvir os seus liderados, esta postura é muito importante, pois ela não demonstra somente que você tem interesse no que eles tem a dizer, mas que acima de tudo, você confia neles. Esta é uma obrigação muito gratificante para todos, tenha certeza disso.

Você tem sido arrogante? Você é arrogante? Você já pediu abertamente a opinião de alguém sobre isso? Você pratica as três atitudes citadas acima?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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