Apaixonados por Atendimento!

apaixonados

O dicionário Michaelis, define apaixonado como alguém dominado por paixão, arrebatado, entusiasmado, exaltado, afeiçoado e amigo. Pessoas que defendem com paixão pessoa ou coisa. Alguém que está dominado por grande amor.

Dentro dos serviços de atendimento ao cliente é exatamente isto que falta, empresas que tenham pessoas verdadeiramente apaixonadas por atender, por solucionar problemas, que são apaixonadas por clientes satisfeitos e por fazer clientes se transformarem fãs da empresa. O entusiasmo contagia.

No decorrer da minha vida, durante a minha carreira, encontrei muitas pessoas com este espírito, pessoas que viviam o atendimento no sangue, assumia claramente esta paixão, você enxergava o brilho nos olhos destas pessoas e a alegria do dever cumprido quando se resolvia algo, dando uma resposta ao cliente.

Mas infelizmente, no decorrer dos anos, este número de pessoas que são apaixonadas por atendimento caiu muito, e hoje é muito difícil de encontrar este tipo de profissional.

Os motivos? São vários. Basta você falar com algum profissional de Call Center ou profissionais de atendimento em lojas físicas, e os motivos aparecem no ato.

Os principais motivos de reclamação são: líderes despreparados, falta de uma comunicação clara entre empresa/colaborador, falta de um programa de treinamento adequado, falta de transparência na relação empresa/cliente, onde o profissional de atendimento se sente um instrumento da empresa para enganar o cliente, remuneração baixa, falta de valorização pessoal e profissional, falta de um plano de carreira bem estruturado e a falta de um acompanhamento justo, com monitoria e feedback que contemplem tanto as críticas construtivas como os elogios.

Os motivos citados acima, fazem com que os colaboradores se desmotivem e não acreditem no trabalho de atendimento como algo importante para a empresa, por isso, usam este tipo de serviço apenas como uma fonte de renda temporária, até conseguirem algo melhor e irem embora. Com isso, justificam-se em parte os altíssimos turnover e absenteísmo que tem sido a maior dor de cabeça para as empresas.

Eu acrescento ainda dentro dos motivos, o próprio colaborador, onde alguns também não demonstram o mínimo de vontade para crescer e se desenvolver.

Olhando para todo este cenário, chego a conclusão que se quisermos de fato resolver o problema atendimento, existe muito trabalho a ser feito, nada de impossível, mas árduo, feito constantemente, no dia a dia, sem perder o foco, com um alto grau de responsabilidade, comprometimento e transparência.

Ter colaboradores apaixonados por atendimento, por clientes e pelas empresas é o caminho. Quando isso acontecer, chegaremos a um nível de envolvimento tão alto, que não será necessário falar todo hora em leis com os clientes, pois quando as empresas agem corretamente, respeitando o prometido, tanto para os clientes como para os colaboradores, os colaboradores são apaixonados pelo que faz, são comprometidos e os clientes tendem na sua grande maioria a ser um fã destas empresas, não as largando por nada. Por tudo isso, sou uma pessoa apaixonada por atendimento, por soluções, por sorrisos, por comprometimento, por resultados, por um grande ambiente, enfim, apaixonado por ajudar pessoas e empresas nas soluções.

Você é um apaixonado por atendimento? Conhece pessoas apaixonadas por atendimento? As empresas proporcionam aos colaboradores os motivos para que ele se apaixone pelo atendimento?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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3 Comments

  1. Gostaria de parabenizá-lo pelo seu texto. De fato, costumo dizer que “o Atendimento” com “a” maiúsculo é o divisor de águas em qualquer empresa. Funcionários insatisfeitos não farão os clientes felizes.
    Grande abraço ao amigo e continue escrevendo.
    Fernando Fernandes

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  2. Em primeiro lugar, parabéns pelo texto e pela iniciativa.
    Atendimentos ruins, independente do motivo, tornaram-se tão comuns que o mercado brasileiro já assumiu como parte do negócio. Precisamos mudar essa situação e buscar degraus mais altos no critério qualidade de atendimento.
    Após mais de 19 anos de trabalho direto com gestão de atendimento a clientes e cansado do que oferecemos ao mercado, resolvi abrir uma empresa voltada para qualidade de atendimento. Ainda estamos buscando parceiros que queiram mudar essa realidade, mas as dificuldades são grandes. O maior objetivo ainda é diminuir custo e investir na força de captação de novos clientes, deixando a qualidade, em toda as partes do processo, de lado.
    Mas, não vamos desistir!
    Boa sorte e continue escrevendo! Sempre!

    Abraço.

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  3. Texto perfeito. Considero o setor de Atendimento, um local com grandes oportunidades. Uma das questões, até que ponto é prioridade da empresa.

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