Apaixonados por Atendimento!
O dicionário Michaelis, define apaixonado como alguém dominado por paixão, arrebatado, entusiasmado, exaltado, afeiçoado e amigo. Pessoas que defendem com paixão pessoa ou coisa. Alguém que está dominado por grande amor.
Dentro dos serviços de atendimento ao cliente é exatamente isto que falta, empresas que tenham pessoas verdadeiramente apaixonadas por atender, por solucionar problemas, que são apaixonadas por clientes satisfeitos e por fazer clientes se transformarem fãs da empresa. O entusiasmo contagia.
No decorrer da minha vida, durante a minha carreira, encontrei muitas pessoas com este espírito, pessoas que viviam o atendimento no sangue, assumia claramente esta paixão, você enxergava o brilho nos olhos destas pessoas e a alegria do dever cumprido quando se resolvia algo, dando uma resposta ao cliente.
Mas infelizmente, no decorrer dos anos, este número de pessoas que são apaixonadas por atendimento caiu muito, e hoje é muito difícil de encontrar este tipo de profissional.
Os motivos? São vários. Basta você falar com algum profissional de Call Center ou profissionais de atendimento em lojas físicas, e os motivos aparecem no ato.
Os principais motivos de reclamação são: líderes despreparados, falta de uma comunicação clara entre empresa/colaborador, falta de um programa de treinamento adequado, falta de transparência na relação empresa/cliente, onde o profissional de atendimento se sente um instrumento da empresa para enganar o cliente, remuneração baixa, falta de valorização pessoal e profissional, falta de um plano de carreira bem estruturado e a falta de um acompanhamento justo, com monitoria e feedback que contemplem tanto as críticas construtivas como os elogios.
Os motivos citados acima, fazem com que os colaboradores se desmotivem e não acreditem no trabalho de atendimento como algo importante para a empresa, por isso, usam este tipo de serviço apenas como uma fonte de renda temporária, até conseguirem algo melhor e irem embora. Com isso, justificam-se em parte os altíssimos turnover e absenteísmo que tem sido a maior dor de cabeça para as empresas.
Eu acrescento ainda dentro dos motivos, o próprio colaborador, onde alguns também não demonstram o mínimo de vontade para crescer e se desenvolver.
Olhando para todo este cenário, chego a conclusão que se quisermos de fato resolver o problema atendimento, existe muito trabalho a ser feito, nada de impossível, mas árduo, feito constantemente, no dia a dia, sem perder o foco, com um alto grau de responsabilidade, comprometimento e transparência.
Ter colaboradores apaixonados por atendimento, por clientes e pelas empresas é o caminho. Quando isso acontecer, chegaremos a um nível de envolvimento tão alto, que não será necessário falar todo hora em leis com os clientes, pois quando as empresas agem corretamente, respeitando o prometido, tanto para os clientes como para os colaboradores, os colaboradores são apaixonados pelo que faz, são comprometidos e os clientes tendem na sua grande maioria a ser um fã destas empresas, não as largando por nada. Por tudo isso, sou uma pessoa apaixonada por atendimento, por soluções, por sorrisos, por comprometimento, por resultados, por um grande ambiente, enfim, apaixonado por ajudar pessoas e empresas nas soluções.
Você é um apaixonado por atendimento? Conhece pessoas apaixonadas por atendimento? As empresas proporcionam aos colaboradores os motivos para que ele se apaixone pelo atendimento?
Um grande abraço a todos!
4 de junho de 2014
Gostaria de parabenizá-lo pelo seu texto. De fato, costumo dizer que “o Atendimento” com “a” maiúsculo é o divisor de águas em qualquer empresa. Funcionários insatisfeitos não farão os clientes felizes.
Grande abraço ao amigo e continue escrevendo.
Fernando Fernandes
11 de junho de 2014
Em primeiro lugar, parabéns pelo texto e pela iniciativa.
Atendimentos ruins, independente do motivo, tornaram-se tão comuns que o mercado brasileiro já assumiu como parte do negócio. Precisamos mudar essa situação e buscar degraus mais altos no critério qualidade de atendimento.
Após mais de 19 anos de trabalho direto com gestão de atendimento a clientes e cansado do que oferecemos ao mercado, resolvi abrir uma empresa voltada para qualidade de atendimento. Ainda estamos buscando parceiros que queiram mudar essa realidade, mas as dificuldades são grandes. O maior objetivo ainda é diminuir custo e investir na força de captação de novos clientes, deixando a qualidade, em toda as partes do processo, de lado.
Mas, não vamos desistir!
Boa sorte e continue escrevendo! Sempre!
Abraço.
28 de julho de 2014
Texto perfeito. Considero o setor de Atendimento, um local com grandes oportunidades. Uma das questões, até que ponto é prioridade da empresa.