Academias, saúde e bem estar, mais cuidado na escolha

Academia

Vivemos hoje um momento totalmente diferente em relação a saúde e bem estar. As pessoas estão cada vez mais a procura de hábitos que visam melhorar a saúde, este fato ocorre com pessoas que apresentam algum tipo de problema, e com pessoas que ainda não apresentam problemas, mais querem se prevenir.

As pessoas passaram a procurar e consumir mais os produtos orgânicos, livres de agrotóxicos, consumir menos açúcar, sal e praticar exercícios, seja nos parques ou em casa por conta própria, através de eventos e aulas gratuitas, nas próprias empresas que trabalham, ou ainda nas academias, que estão cada vez mais em evidência, trazendo a todo o momento novidades.

Estamos aprendendo cada vez mais, que a prevenção é o melhor remédio para o nosso futuro. Porém, alguns cuidados devem ser tomados.

Fazer ginástica, é sem dúvida muito importante para todos, porém, sempre deve ter um acompanhamento médico, muitas pessoas fazem exercícios por conta própria sem saber se podem fazer este ou aquele exercício, se a quantidade de horas e de dias dedicado está correto, e com isso, os exercícios acabam sendo prejudiciais a saúde, tendo o efeito contrário.

Hoje as academias atingiram um nível altíssimo, ela não trabalha somente a parte estética, como ter um corpo malhado e bonito, mais ela trabalha o mais importante de tudo, a saúde, o bem estar através de aparelhos modernos, técnicas revolucionárias e professores cada vez mais preparados e atualizados que dão o diferencial e motivação necessária para as pessoas não só cuidarem da saúde de uma forma relaxada e prazerosa, mais também levantar a auto estima.

Mais precisamos tomar alguns cuidados, pois como em todo segmento, existem os bons e o maus profissionais, devemos ter muita atenção ao fazer ginástica em qualquer academia, só porque é mais barata ou porque é mais próxima de casa ou do trabalho, é muito importante ter referências, seja através de pessoas que frequentam ou já frequentaram, ou ainda na internet, onde hoje em dia, as avaliações estão abertas em vários sites.

Nas academias como em qualquer outra empresa, o atendimento é fundamental, para cativar, encantar e manter os clientes. Este atendimento começa desde o momento que ele procura a academia querendo informações, seja pessoalmente ou por telefone, passando pelo momento da matrícula, o contato com a recepção e finalmente com os professores. Todos precisam estar preparados não só tecnicamente, mais também no quesito gestão de pessoas, pois academia mexe muito com o humor, bem estar e auto estima das pessoas.

No final do ano passado, ministrei um treinamento para um grupo de academias de São Paulo, onde um dos diferenciais era tratar clientes com problemas de dor, e o resultado era fantástico, a maioria das pessoas eram clientes acima de 50 anos, com dores em diversos lugares do corpo, foi uma experiência maravilhosa, pessoas chegando de bengala, com dificuldade de andar, e com o passar do tempo esta bengala foi “aposentada” e elas passaram a andar sem dor e sem dificuldades, claro que depende muito do tipo de problema de cada um, mais isto é uma prova, do quanto as academias vem avançando e dando um suporte importantíssimo a medicina.

O grande problema que ainda vejo nas academias é a questão preço, pois infelizmente em nosso país, muitas pessoas com problemas sérios, não tem um poder aquisitivo que as permitem pagar uma academia, quem sabe em um futuro próximo, nosso governo não faz parcerias com academias visando a prevenção e a recuperação das pessoas.

Para as academias a dica é investir em treinamento e reciclagem de todos os profissionais em todos os níveis, pois a qualidade do atendimento prestado, é uma vantagem competitiva importantíssima, além de encontrar saídas, para diminuir um pouco mais os valores para dar oportunidade as pessoas menos favorecidas de usufruir deste benefício tão importante, afinal os produtos vendidos em uma academia são SAÚDE E BEM ESTAR.

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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