Absenteísmo e Turnover, como Acabar?

Absenteísmo

As maiores preocupações e os maiores fantasmas que rondam os Call Centers, atendem pelos nomes de absenteísmo e turnover. São duas questões que tiram o sono de muita gente. Mas o que fazer afinal para acabar com isso?

Absenteísmo e turnover existem em todas as empresas e praticamente em todos os setores, mas é no setor de Call Center que eles se concentram em maior número, e aqui já fica a primeira resposta, isso não acaba, pode sim e deve diminuir.

Existem empresas de Call Center onde estes números chegam até 17%, quando não são ainda maiores. É de fato uma situação muito delicada e complicada de se resolver e que demanda certo sacrifício de ambas as partes, ou seja, empresas e colaboradores.

Como temos lembrado sempre em nossos posts, os Call Centers e seus colaboradores precisam ser bem mais valorizados, tanto pelas empresas como pelas próprias pessoas que ali trabalham.

Novas propostas de emprego surgem a todo o momento para qualquer profissional que seja bem qualificado, comprometido, que saiba se comunicar bem e que possua facilidade de aprendizado, sendo assim, é fundamental que estes profissionais sejam valorizados por suas empresas atuais, oferecendo um salário justo e digno, benefícios atrativos, excelente ambiente de trabalho, treinamento, qualificação, plano de carreira e respeito com os profissionais e clientes. Se sua empresa oferecer isso, tenha certeza que sua taxa de turnover será bem baixa.

Já nos casos de absenteísmo, além de tudo que falamos acima, é importante conversar com os colaboradores, estar próximo, entender os seus problemas, suas dúvidas e dificuldades, mostrar a eles que a empresa e as lideranças estão preocupadas não só com o desenvolvimento profissional de cada um, mas também com seu lado pessoal, e que ele para a empresa é um ser humano que tem nome, identidade, personalidade, metas e objetivos, sendo assim, ele não é visto como um número.

Campanhas, com premiações voltadas principalmente ao lazer e a qualidade de vida, também são fundamentais para a diminuição do absenteísmo, desde que tenham metas atingíveis e critérios bem definidos para que os resultados finais não tragam nenhum tipo de dúvida.

Existe também o lado do profissional, que precisa valorizar o seu serviço e a empresa, que o trata dignamente e oferece oportunidades de crescimento e desenvolvimento. Quando isso tudo acontece, dificilmente sua empresa terá problemas com absenteísmo e turnover, serão duas coisas que farão parte de um passado que não deixou saudades, mas lembrem-se, os números serão baixos, mas zerar quase nunca. As empresas precisam fazer um estudo profundo nos seus Call Centers e tomar as atitudes necessárias para acabar com estes dois fantasmas que tanto prejuízo traz.

Sua empresa tem estratégias para diminuir turnover e absenteísmo? Você profissional de atendimento valoriza o que faz? Você dá valor a empresa que se preocupa com o seu desenvolvimento e bem estar? Em sua opinião, o que sua empresa precisa fazer para diminuir o turnover e absenteísmo?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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