A Melhor Defesa é o Ataque?

defesa

Existe uma frase já consolidada na nossa cultura e usada em contextos diversos como competições esportivas, vida pessoal, mundo corporativo e etc., “a melhor defesa é o ataque”.

Na história, muitos exemplos importantes reforçam esta máxima, porém, nem sempre é verdadeira, sendo assim, não é a melhor alternativa para todos os momentos e todas as atividades.

Olhando para a nossa realidade no mundo dos negócios, onde vivemos um mercado extremamente competitivo, acredito que esta máxima não deve ser utilizada, pois enxergo esta estratégia de forma diferente e bem definida, cada uma dentro de sua característica.

As empresas precisam ter colaboradores e equipes competitivas, unidas, comprometidas, responsáveis e motivadas, onde cada um tenha em mente que é necessário desenvolver habilidades e buscar a cada dia o que chamamos de melhora constante, não podemos parar de aprender e nos aprimorar, amanhã preciso estar melhor preparado do que eu estava ontem.

No mercado corporativo, se você achar que a melhor defesa é o ataque, você pode ficar desguarnecido e ser surpreendido pela concorrência, com isso, sua empresa pode perder mercado e demorar a se recuperar, se é que vai conseguir.

Desta forma, acredito que a melhor estratégia é uma defesa forte e bem guarnecida para evitar o crescimento da concorrência. A defesa é a responsável por defender os interesses da empresa, olhar para o mercado, trazer as melhores ideias, ser responsável pelas inovações, impedir que a concorrência cresça e prever os caminhos para o futuro.

Para o ataque funcionar é preciso ter um meio de campo que acione este ataque e lhe dê as melhores opções, caso contrário, nada vai acontecer e nem se desenvolver.

O meio de campo são os colaboradores responsáveis por trabalhar, desenvolver, aprimorar e qualificar tudo aquilo que foi entregue pela defesa e alimentar o ataque com as melhores alternativas para o cliente final.

Já o ataque, é o responsável por “atacar” os clientes, com a responsabilidade de os deixarem surpreendidos, satisfeitos, chegando inclusive a se tornarem fãs da sua empresa, pois estes atacantes conseguem levar aos seus clientes sempre as melhores alternativas em inovação, preço, qualidade, através de um atendimento encantador onde são entregues os melhores produtos e/ou serviços do mercado, isso faz com que o cliente tenha confiança e credibilidade pela sua empresa.

Partindo do que falamos aqui, acredito que a melhor estratégia seja: uma defesa robusta, conhecedora do mercado e que enxerga as melhores alternativas, um meio de campo habilidoso, que saiba transformar mesmice em inovação e problemas em oportunidades, que goste de gente, que saiba fazer entregas, e para finalizar, um ataque arrasador, que goste de gente, que saiba falar e entender a língua do cliente, que seja verdadeiro, honesto, transparente, consultor, comprometido e que saiba fazer gols.

Você concorda com a nossa estratégia ou acha que a melhor defesa é o ataque para conquistar mercado e transformar clientes em fãs?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *