A Importância do CEA
Você sabe o que é o CEA?
Muito se discute e se cobra sobre a qualidade de atendimento nas empresas. Porém, são poucas as empresas que conseguem ter um nível elevado de atendimento, daqueles que cativa os seus clientes, que os fazem virar verdadeiros fãs da sua marca, dos seus produtos e/ou serviços.
As empresas que possuem um nível de atendimento elevado e que faz toda a diferença no mercado, são aquelas que se preocupam com o cliente final, se preocupam em ter um nível e padrão de treinamento elevado.
A grande maioria destas empresas, que tem este padrão elevado de atendimento investiu fortemente em treinamento e formação de profissionais através de universidades corporativas, um espaço destinado a este tipo de trabalho como se fosse de fato uma Universidade, estudando tudo que acontece e que pode vir a acontecer no futuro, preparando seus profissionais para executar o melhor trabalho possível.
A muito tempo defendo a ideia da criação do CEA. Mas afinal, você sabe o que é o CEA? O CEA (Centro de Excelência em Atendimento) é um espaço dedicado ao estudo do atendimento na sua melhor forma de se realizar. Uma sala preparada com computadores, equipamento multimídia, quadro de anotações, flipchart, papéis de rascunhos, canetas, lápis, revistas, enfim, tudo para que todos tenham o melhor material possível para realizar um verdadeiro treinamento de qualidade, e que resultem ótimos resultados.
Este espaço será dedicado a treinamentos e palestras constantes, para o novo colaborador, para os treinamentos de reciclagens, de lançamento de produtos, mudanças nas leis, mudanças estratégicas, ou seja, treinamento e qualificação sempre que tiver algo novo, algo antigo que ainda gera dúvidas, ou até mesmo para simples bate papos para desestressar e buscar novas formas de trabalho.
Muitos treinamentos ficam apenas em bate papo, não existe a prática, o aperfeiçoamento, a discussão, com isso, o aproveitamento é baixo, não existe motivação para o aprendizado.
O esporte é um bom exemplo de treinamento com resultado, quanto mais você treinar e se qualificar, menos você vai “sangrar” no campo de batalha, ou seja, um excelente treinamento evita perdas significativas no dia a dia de trabalho dentro de um mercado altamente concorrido como vivemos hoje.
Uma vez apresentei o conceito do CEA em uma empresa, e a resposta foi não, pois o custo era alto e não se podia perder tempo com treinamentos sucessivos.
Infelizmente são pessoas que estavam na contra mão do mercado, pois enquanto várias empresas procuram encontrar caminhos para aumentar suas receitas, e o atendimento sem dúvida é um destes principais caminhos, outras não dão o devido valor a esta prática altamente rentável, cheia de diferenciais e que traz vantagem competitiva.
O custo não é alto, é um custo normal quando se monta uma sala de treinamento, a diferença é que na sala do CEA haverá computadores em números consideráveis, mas podem ser reaproveitados. Quanto ao tempo, pensando em resultados, se os treinamentos são bem elaborados, jamais será perda de tempo, muito pelo contrário, é ganho de tempo e de dinheiro para a empresa, basta saber fazer. Nada melhor que um local bem feito, onde o objetivo é estudar o atendimento nas suas diversas formas.
A combinação atendimento, marketing, serviços, produtos e infraestrutura, é o ponto principal para uma empresa prosperar ou afundar, tudo depende de como ela vai trabalhar estes pontos chaves.
Empresas que possuem programas de treinamentos e qualificação bem definidos e ajustados, dentro de um espaço digno e muito bem montado, sendo treinadas por pessoas que de fato conhecem das matérias atendimento e gestão de pessoas, vão vencer sempre, o CEA é um diferencial para a empresa que o aplica. Que tal aplicar na sua empresa?
Você tem um CEA na sua empresa? Acha interessante o CEA? Você gostaria de montar um CEA?
Um grande abraço a todos!
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