A Importância de Medir o Impacto da sua Empresa!

Qual a diferença que o seu negócio faz no mundo e consecutivamente na vida das pessoas? Entre os diversos indicadores que a sua empresa acompanha e mensura, este indicador, está presente?

Medir o impacto que as empresas causam é algo muito comum em empresas que fazem trabalhos sociais, mas com o passar do tempo, e sem dúvida, a partir da pandemia, passou a ser fundamental também para as empresas nos seus diversos segmentos. Entender e saber o quanto o seu negócio faz diferença na vida das pessoas, é algo tão fundamental quanto qualquer outro indicador, classificado pela empresa como fundamental, aliás, acredito que este, possa ser o indicador principal para o crescimento, desenvolvimento e longevidade da sua empresa.

Entender o impacto e consecutivamente a diferença que o seu negócio causa na vida das pessoas não é algo de fórmula única, afinal, cada negócio tem seus objetivos e propósitos, isso muda de segmento para segmento, para isso, é fundamental conhecer e ter uma interação constante com seus fornecedores, colaboradores, processos e clientes.

Cada ação sua e/ou da sua empresa causa impactos, sejam eles, positivos ou negativos, sendo assim, é necessário mensurarmos esses impactos para sabermos o bem ou o mal que estamos causando e fazer mudanças significativas com um único objetivo, fazer o bem e melhorar a vida das pessoas dia a dia, desta forma, essa medição é algo constante e que não pode parar.

Quantos exemplos não acompanhamos principalmente desde o início desta pandemia, que ainda está entre nós? Para citar apenas um exemplo, que serve para ilustrar o quanto é importante o que estamos falando hoje. Na época que estávamos com praticamente tudo fechado, vi através das redes sociais, um anúncio de um  restaurante que estava oferecendo aos clientes a compra de uma voucher para ser utilizado na reabertura do mesmo, e que esta era uma ação que visava não só a volta dos clientes no futuro, mas visava principalmente poder ajudar , os proprietários, os colaboradores e seus familiares, pois com isso, evitaria o fechamento do estabelecimento, que deixaria todos sem emprego e até sem ter o que comer. Vejam o quanto o impacto de uma atitude, que aparentemente seria algo simples, ou seja, comprar um voucher, faz diferença na vida de tantas pessoas.

Sendo assim, é necessária uma reflexão profunda e atitudes certeiras e impactantes que irão causar diferenças fundamentais, não só no sucesso da sua empresa e consecutivamente na vida dos seus colaboradores e família, além de fornecedores, mas também no impacto que irá causar na vida dos seus clientes e das suas famílias.

Embora algumas pessoas ainda relutem, a verdade é que descobrimos com tudo que passamos, um novo mundo, uma nova e correta forma de enxergar e viver a vida, onde fazer o melhor para si próprio e para o próximo, se mostrou algo fundamental para vivermos melhor e mais feliz. O respeito à natureza, a importância dos recursos naturais, de preservar as florestas e a água, diminuir a poluição, a preocupação com a educação, com a pobreza, com o racismo, a identidade de gênero, enfim, precisamos de pessoas e profissionais melhores no mundo, aqueles que de fato fazem e farão a diferença nas suas vidas e na vida das empresas e clientes, afinal, precisamos criar para nós mesmos e deixar para as próximas gerações, um mundo bem melhor, mais humano, onde predomine o respeito, a confiança, o amor, a compaixão, a empatia e o diálogo.

Sua empresa mede o impacto que ela causa na vida das pessoas? Você mede o impacto que você causa na vida das pessoas? Você já parou para pensar qual o impacto que você causa na vida de uma pessoa, quando você adquire um produto e/ou serviço dela ou da empresa dela? Quando você contrata ou demite uma pessoa, você tem a noção do impacto que isso causa na vida dela e de seus familiares? Você como colaborador, sabe o impacto que o seu trabalho causa na vida da empresa, dos clientes e na sua? Depois de tudo que falamos, você consegue me responder a pergunta que fizemos no início do nosso post? Qual a diferença que o seu negócio faz no mundo e consecutivamente na vida das pessoas? São perguntas que nos causam uma reflexão, e com isso, passamos a mensurar melhor nossas atitudes no impacto na vida das pessoas e da nossa, desta forma, entendemos onde e como devemos e precisamos melhorar.

Um Grande Abraço a Todos!

Vamos em Frente!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *