A importância de lapidar as palavras

lapidar

Meus pais costumavam dizer a mim e aos meus irmãos para tomarmos cuidado com o que falamos e como falamos, evitando palavrão, gírias, gerúndio e o tom de como falamos, e com o passar do tempo, notamos que dependendo do sentido que elas são usadas, podem se tornar agressivas ou ofensivas.

Como diz, por exemplo, a expert em liderança, Frances Hesselbein, “alguma vez você ouviu alguém dizendo: Mal posso esperar para finalmente ser um subordinado?” Ela observa que a palavra subordinado significa inferior, e ninguém quer ser inferior. Sendo assim, lapidando as palavras, porque não usar uma palavra inspiradora, que soa melhor, e é mais digna, como colaborador. Felizmente, muitos líderes, executivos e empresas, já usam esta palavra, mesmo porque é a pura verdade, todos são acima de tudo colaboradores, ou seja, todos colaboram para a melhoria da empresa, do atendimento, dos produtos, enfim, colaboram para a melhoria dos resultados da empresa e com a melhoria da qualidade de vida deles.

Outra palavra que deve ser banida e que ainda ouvimos em algumas empresas é subalterno, que é uma outra forma de se chamar o colaborador, e que também soa como inferior.

As palavras e a forma de falar são fundamentais para fazer um atendimento diferenciado e de excelente qualidade, mantem também um excelente ambiente de trabalho e uma forma de comunicação clara e objetiva. Se você usar uma linguagem degradante para se comunicar com seus colaboradores, eles ficarão ressentidos e esse sentimento vai se refletir no modo de atenderem os clientes.

Estes são apenas alguns exemplos da importância das palavras na vida pessoal e na profissional, as palavras e a forma de dizê-las tem o poder de motivar ou desmotivar, podem ferir ou curar, começar ou impedir uma guerra. As palavras criam imagens e desejos em nossas mentes, que podem ser para o bem ou para o mal, e as que mais lembramos são aquelas que tocam o  nosso coração.

As palavras erradas podem infectar a cultura de uma empresa como se fosse um vírus e trazer danos irreversíveis, como desabar a moral e a qualidade do atendimento, com isso, os clientes começam a sumir. Vejam o exemplo de ontem (26/08/13), uma modelo contratada para participar dos festejos do aniversário de 99 anos do clube S.E. Palmeiras, tirou uma foto ao lado do banner do evento mostrando o dedo médio e escreveu na legenda: “O que o dinheiro não faz…”. A revolta foi imediata, imaginem o prejuízo que ela causou a empresa que a encaminhou para os festejos, pode ter causado prejuízo  até financeiro e também prejuízo para a marca. Neste momento a preferência por clube precisa estar fora, é um trabalho, e precisa predominar o profissional. Ela foi desligada da agência, mas o estrago está feito. Este é mais um exemplo de como as palavras e a forma de se expressar podem acabar com um negócio, com um evento e até com a marca de uma empresa.

As palavras que você usa para se referir aos clientes tem um peso enorme, por isso, elas devem expressar respeito e interesse, como se cada cliente fosse a pessoa mais importante do mundo, e ele é, afinal, o seu salário depende da satisfação dele.

Em atendimento ao cliente, palavras com uma conotação otimista e confiante fazem uma diferença enorme e podem realizar maravilhas. Expressões como “sem dúvida” e “com certeza”, é muito superior a um simples “talvez”. Vejam também outros exemplos: “Em que posso ajudá-lo?” É melhor do que “O que posso fazer por você?”. “Sr.(a) nome do cliente, eu vou resolver a situação”. É melhor do que dizer: “Sr.(a) nome do cliente, vou tentar resolver a situação”.

A linguagem que faz o cliente se sentir seguro e confiar em você é sempre a positiva, educada e respeitosa, palavras certas, mas usadas com sinceridade, revertem qualquer situação e cria fidelização. Pensem nisso.

Um grande abraço a todos.

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

2 Comments

  1. I admit, I have not been on this webpage in a long time… however it was another joy to see It is such an important topic and ignored by so many, even professionals. I thank you to help making people more aware of possible issues.

    Post a Reply
  2. I have been browsing online more than three hours today, yet I never found any interesting article like yours. It’s pretty worth enough for me. In my opinion, if all web owners and bloggers made good content as you did, the internet will be much more useful than ever before.

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *