A importância das redes sociais para sua carreira!

Redes

O mundo avançou, com isso, avançaram também as informações, surgiram as redes sociais e hoje elas dominam o mercado, e praticamente ninguém escapa delas. As redes sociais podem alavancar ou afundar sua carreira. Por isso, todo cuidado é pouco, pois a exposição é intensa e perigosa.

Ao utilizar as redes sociais, temos que nos atentar ao que não é conveniente fazer dentro delas. Falar mal da empresa, dos colegas de trabalho e/ou do chefe, coloca seu emprego em situação de alto risco, pois ali, não é o lugar para expor este tipo de situação. Você acaba passando uma imagem negativa como profissional e pessoa, podendo prejudicá-lo não só no emprego atual, mas também nas chances futuras.

Não se deve também divulgar informações confidenciais, como por exemplo, faturamento, clientes, entre outras. A confidencialidade preservada por você, mostra uma parte da sua personalidade, do seu caráter, da sua forma de agir e de respeitar a empresa, seu colegas de trabalho e os clientes. Caso tenha uma ação contrária a essa, você vai pagar com certeza um preço muito caro por esta falta de confidencialidade.

Outro fator muito negativo é expor os concorrentes. Se o concorrente da sua empresa cometeu um erro grave, não é você quem deve levantar esta bandeira, pois vai soar que você está agindo por favorecimento próprio, isso tira credibilidade, as vezes mais sua, do que da empresa concorrente que cometeu o erro. Quando falamos de concorrente, falamos também de colegas de trabalho que podem ser seu concorrente dentro da empresa em busca de algum cargo, por exemplo, para isso, vale a dica, respeite e deixe que as outras pessoas enxerguem isso, não você.

Postar fotos internas (festas, confraternizações e etc.) também não pega bem, pois ali, as pessoas estão em um momento mais descontraído e pode soar mal ao serem expostas dentro das redes sociais, passando uma imagem de relaxo por exemplo. Fotos são itens perigosos nas redes sociais, por isso, cuidado.

Publicar comentários pejorativos, também é um desastre para sua reputação atual e futura, esta atitude com certeza irá lhe fechar muitas portas e abrir quase nenhuma.

Outra coisa que não é nenhum pouco conveniente é tornar público conteúdos muito pessoal ninguém quer saber das suas intimidades, pincipalmente as empresas e as pessoas sérias que rodeiam as redes sociais em busca de talentos, por isso cuidado.

Você deve utilizar as redes sociais para estratégias de marketing, colocar seus feitos, seus objetivos, escrever posts úteis para o público de forma geral, mostras suas capacidades, suas opiniões, mas lembre-se, sem ferir ninguém. Este é o momento de você se “vender”, mostrar quem é de fato você.

Usando as redes sociais de forma correta, você vai conseguir ampliar sua rede de relacionamentos, com isso, aumentam suas chances de conquistar um bom emprego, uma boa colocação e até um bom salário, tudo vai depender de você.

Utilize também as redes sociais como ferramenta de pesquisas sobre as empresas, conheça a cultura, as ideias, a missão, visão, valores, forma de lidar com os diferentes públicos, promoções e etc.. As redes sociais hoje em dia são verdadeiros livros abertos, onde todos estão expostos tanto para o lado bom, como para o lado ruim, por isso, estamos colocando aqui algumas dicas para você se sair bem nas redes sociais.

Outra dica muito importante e fundamental para o sucesso, é a participação ativa em grupos de seu interesse e de grupos de trabalho, esta atividade o torna mais conhecido e o faz se expor mais, mostrando seus conhecimentos e habilidades. Tente ser uma referência em algum assunto ou tema, isso é um grande diferencial.

Procure sempre ter um bom perfil profissional nas redes sociais, para isso, quando for escrever um e-mail, opte por um tom mais sério e formal. Apresente seriedade, a escolha da foto do perfil pode influenciar e muito na hora de olhar o seu profile.

Faça sempre uma abordagem positiva sobre os assuntos, evite o negativismo e palavras pesadas. Evite entrar em discussões sem nenhuma relevância, seja esclarecedor e objetivo, mas não esqueça, sem ferir ninguém. Tenha sempre, em todas as ocasiões o chamado bom senso.

Não deve também, ter nenhum tipo de preconceito, pois isso acaba definitivamente com o seu caminho de sucesso. E se quiser ter um perfil em tom de brincadeira faça dois, um pessoal e outro profissional. Desta forma você cria um perfil exclusivo para networking sem ter sua imagem prejudicada por alguma observação mais descompromissada que postar, mas mesmo assim tenha muito cuidado para não ser duas pessoas completamente diferentes, onde uma contradiz a outra.

Como você está nas redes sociais? Se você fosse um profissional de Recursos Humanos, olhando para o seu perfil dentro das redes sociais, você se contrataria? Se alguma empresa olhar o seu perfil nas redes sociais, ela vai gostar do que vê e lê?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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