A Importância da Inteligência Artificial (IA) no Atendimento

Quando falamos em melhorar a experiência do cliente e proporcionar momentos surpreendentes, não podemos esquecer que a inteligência artificial (IA), também é uma grande alternativa nesta tarefa.

A IA voltada para o atendimento ao cliente traz vantagens excelentes, como dar suporte imediato, de grande qualidade, e evitando filas, funcionando 24 horas, durante os 365 dias do ano, e nos 366 dias nos anos bissextos, isso tudo, através de canais que os clientes já estão acostumados, como chat, WhatsApp e etc..

Além disso, existem outros benefícios para as empresas, como ampliar a capacidade de atendimento, ou seja, atender mais clientes, com qualidade, em menor tempo e com custo menor, deixando o atendimento humano para se dedicar aos casos mais delicados.

Hoje é fato, que mesmo com todos os investimentos feitos em atendimento, os clientes ainda reclamam de mau atendimento, pior, este número continua a crescer. Se avaliarmos algumas pesquisas, a maior reclamação dos clientes não é diretamente do problema ocorrido, mas sim pela demora, ou falta de atenção e comprometimento para resolver o problema. A grande maioria dos clientes diz ser mais importante o bom atendimento, do que o preço que irão pagar. Sendo assim, melhorar o atendimento, a experiência do cliente, e proporcionar diferenciais, é a principal prioridade das empresas que querem se diferenciar, crescer, e prosperar no mercado.

Porém, muitas empresas ainda ficam inseguras quanto a proporcionar um atendimento aos clientes através da IA, pois temem desagradar os mesmos. Para isso não acontecer, é fundamental que a empresa conheça muito bem o perfil dos seus clientes, antes de adotar qualquer tipo de mudança e estratégia.

Lembre-se, a grande maioria dos clientes reclama muito da demora nos atendimentos, das filas de espera, sendo assim, a IA, bem planejada, bem utilizada, e alinhada ao atendimento humano, irá trazer ganhos enormes para todos, proporcionando aos clientes uma experiência fascinante e altamente agradável.

Hoje, vivemos a era do imediatismo, ou seja, mais do que nunca, o tempo passou a ser algo primordial, e isso causa uma grande diferença entre manter e ter mais clientes, ou perder e ter cada vez menos clientes.

A IA é um braço da ciência da computação que desenvolve tecnologias com o intuito de replicar a capacidade humana de raciocinar, analisar, tomar decisões, e isso tudo é feito através de softwares, como o chatbot.

O chatbot IA é um software que se integra à sistemas de comunicação como o WhatsApp, Facebook Messenger, app de chat para seu site e, etc.. Neste canal, o chat com IA, recebe as informações dos clientes, raciocina, entende, procura a melhor resposta, avalia os dados e toma uma decisão, a partir deste momento então, fornece a resposta ao cliente.

A IA tem como objetivo desenvolver máquinas com capacidade cognitiva, ou seja, com a capacidade de raciocinar, pensar, tomar decisões e aprender.

Este é um resumo do que a IA pode trazer de grandes benefícios ao atendimento da sua empresa, e proporcionar aos clientes. A empresa que tiver os melhores profissionais (técnicos e humanos), os melhores processos, preço justo e adequado à realidade, com um programa de IA bem elaborado e assertivo, bem integrado com o atendimento humano, manter o cliente sempre no centro, com certeza irá prosperar, manter clientes, e trazer novos clientes por um tempo enorme, talvez, até o dia que ela empresa, através de seu(s) proprietário(s) queiram se retirar do mercado, pois, dificilmente os clientes irão abandoná-la.

Sua empresa já utiliza a IA? Se ainda não, o que falta para utilizar? Mas lembre-se, a IA não serve para acabar com o atendimento humano, mas sim, deixar para o humano, o que de fato é necessário para ele resolver, e criar com isso também, diferenciais altamente positivos com os clientes.

Um Grande Abraço a Todos!

Vamos em Frente!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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