A Importância da Inteligência Artificial (IA) no Atendimento
Quando falamos em melhorar a experiência do cliente e proporcionar momentos surpreendentes, não podemos esquecer que a inteligência artificial (IA), também é uma grande alternativa nesta tarefa.
A IA voltada para o atendimento ao cliente traz vantagens excelentes, como dar suporte imediato, de grande qualidade, e evitando filas, funcionando 24 horas, durante os 365 dias do ano, e nos 366 dias nos anos bissextos, isso tudo, através de canais que os clientes já estão acostumados, como chat, WhatsApp e etc..
Além disso, existem outros benefícios para as empresas, como ampliar a capacidade de atendimento, ou seja, atender mais clientes, com qualidade, em menor tempo e com custo menor, deixando o atendimento humano para se dedicar aos casos mais delicados.
Hoje é fato, que mesmo com todos os investimentos feitos em atendimento, os clientes ainda reclamam de mau atendimento, pior, este número continua a crescer. Se avaliarmos algumas pesquisas, a maior reclamação dos clientes não é diretamente do problema ocorrido, mas sim pela demora, ou falta de atenção e comprometimento para resolver o problema. A grande maioria dos clientes diz ser mais importante o bom atendimento, do que o preço que irão pagar. Sendo assim, melhorar o atendimento, a experiência do cliente, e proporcionar diferenciais, é a principal prioridade das empresas que querem se diferenciar, crescer, e prosperar no mercado.
Porém, muitas empresas ainda ficam inseguras quanto a proporcionar um atendimento aos clientes através da IA, pois temem desagradar os mesmos. Para isso não acontecer, é fundamental que a empresa conheça muito bem o perfil dos seus clientes, antes de adotar qualquer tipo de mudança e estratégia.
Lembre-se, a grande maioria dos clientes reclama muito da demora nos atendimentos, das filas de espera, sendo assim, a IA, bem planejada, bem utilizada, e alinhada ao atendimento humano, irá trazer ganhos enormes para todos, proporcionando aos clientes uma experiência fascinante e altamente agradável.
Hoje, vivemos a era do imediatismo, ou seja, mais do que nunca, o tempo passou a ser algo primordial, e isso causa uma grande diferença entre manter e ter mais clientes, ou perder e ter cada vez menos clientes.
A IA é um braço da ciência da computação que desenvolve tecnologias com o intuito de replicar a capacidade humana de raciocinar, analisar, e tomar decisões, e isso tudo é feito através de softwares, como o chatbot.
O chatbot IA é um software que se integra à sistemas de comunicação como o WhatsApp, Facebook Messenger, app de chat para seu site e, etc.. Neste canal, o chat com IA, recebe as informações dos clientes, raciocina, entende, procura a melhor resposta, avalia os dados e toma uma decisão, a partir deste momento então, fornece a resposta ao cliente.
A IA tem como objetivo desenvolver máquinas com capacidade cognitiva, ou seja, com a capacidade de raciocinar, pensar, tomar decisões e aprender.
Este é um resumo do que a IA pode trazer de grandes benefícios ao atendimento da sua empresa, e proporcionar aos clientes. A empresa que tiver os melhores profissionais (técnicos e humanos), os melhores processos, preço justo e adequado à realidade, com um programa de IA bem elaborado e assertivo, bem integrado com o atendimento humano, manter o cliente sempre no centro, com certeza irá prosperar, manter clientes, e trazer novos clientes por um tempo enorme, talvez, até o dia que ela empresa, através de seu(s) proprietário(s) queiram se retirar do mercado, pois, dificilmente os clientes irão abandoná-la.
Sua empresa já utiliza a IA? Se ainda não, o que falta para utilizar? Mas lembre-se, a IA não serve para acabar com o atendimento humano, mas sim, deixar para o humano, o que de fato é necessário para ele resolver, e criar com isso também, diferenciais altamente positivos com os clientes.
Um Grande Abraço a Todos!
Vamos em Frente!
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