A Importância da Busca pela Excelência

Temos falado a todo o momento sobre criar momentos mágicos, surpreender os clientes, proporcionar aos clientes a melhor experiência, e também entregar a melhor experiência aos colaboradores, pois se não tivermos um time motivado, com perfil adequado e alto conhecimento, nada disso será possível.

Desta forma, falaremos hoje sobre algo fundamental para tudo que citamos acima, ou seja, falaremos sobre a busca constante pela excelência, e para falarmos deste tema, iremos usar como referência, a roda da excelência, criada por Bernardinho, ex-técnico das seleções feminina, e masculina de vôlei do Brasil, onde se tornou um multicampeão, e colocou o Brasil no topo do vôlei mundial com diversas conquistas.

Após conseguir resultados excelentes com a Seleção Feminina de Vôlei, Bernardinho passou a ser uma referência de liderança e gestão para as empresas, sendo assim, ele começou a ser convidado por grandes empresas para ministrar palestras sobre liderança e gestão. Foi exatamente neste momento, quando começou a preparação para atender este novo desafio, que o mesmo estruturou a famosa Roda da Excelência, modelo este inspirado na “Pirâmide do Sucesso” do John Wooden (década de 1960).

A Roda da Excelência está descrita da seguinte forma: no centro da mesma, encontra-se a busca constante da excelência, ao redor da roda, estão localizados os seguintes fundamentos: trabalho em equipe, liderança, motivação, perseverança/ obstinação/ superação, comprometimento/ cumplicidade, disciplina/ ética/ hábitos positivos de trabalho, tudo isso ligado ao planejamento para se atingir a meta esperada.

Quando falamos de trabalho em equipe, falamos de pessoas com perfil adequado, que gostam de receber e passar conhecimento, que ajudam as pessoas, e pedem ajuda quando necessário, que contribuem com ideias, trazem as dores dos clientes, gostam de gente, são empáticas, e contribuem para o crescimento da equipe, e consecutivamente para o seu próprio, são pessoas que não gostam de entrar em fofocas, e perder tempo com coisas que não são produtivas, e que não trarão benefícios.

Quando o assunto é liderança, são líderes que dão o exemplo, que apoiam a equipe, criam ambiente favorável, inclusivo, onde todos possam trazer, e discutir ideias e sugestões.

Já sobre motivação, as pessoas precisam ter amor pelo que fazem, precisam entender as necessidades, seus objetivos e o propósito, antes da empresa e do seu líder te motivar, você mesmo precisa se motivar, e o principal, entender o que é motivação para você, e correr atrás, com o desejo de melhorar a cada dia.

Já quando falamos de perseverança/ obstinação/ superação, é o fato de nunca desistir, a necessidade de buscar a cada dia mais conhecimento, de se superar, estar satisfeito pelos resultados positivos que alcançou, mas não se deixar levar pela acomodação, sendo assim, torna-se necessário a atualização diária, a vontade e a ação de fazer mais e melhor, e o mais importante, nunca desistir, se você não se valorizar e não acreditar em você, ninguém irá acreditar também.

Referente ao comprometimento / cumplicidade, é fundamental que a equipe esteja sempre comprometida para a entrega do objetivo final, no nosso caso, entregar aos clientes a melhor experiência sempre; além disso, temos uma necessidade de que cada membro da equipe esteja comprometido uns com os outros, afinal, se dentro de um barco um parar de remar, teremos sérios problemas. Não esqueça, o comprometimento nos remete a uma divisão de responsabilidades, onde a cumplicidade é conhecida como o momento da colaboração.

Para finalizar, temos a disciplina/ ética, e hábitos positivos de trabalho, aqui falamos de atitudes, postura e comportamento, esses fatores devem prevalecer sempre, caso contrário, nada será implantado de forma correta e determinada.

Falamos aqui um pouco sobre a busca pela excelência, baseados em conceitos da Roda da Excelência, instituída por Bernardinho, onde trouxemos um pouco para a nossa realidade do dia a dia, para que nos ajudem a oferecer aos nossos clientes, internos e externos, sempre a melhor experiência.

Sua empresa busca diariamente a excelência? Você, busca a excelência dia após dia? Você se acomoda com os resultados conquistados? O que é excelência para você?

Um Grande Abraço a Todos!

Vamos em Frente!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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