A Experiência do Cliente

Independente do segmento da sua empresa, lembre-se de algo fundamental, para o sucesso presente e futuro da mesma, seus clientes vão sempre comparar você, com as melhores experiências que eles tiveram, e isso, vai definir se ele permanece e indica sua empresa para outras pessoas, ou se ele simplesmente vai embora e leva com ele outras pessoas.

Depois de um bom tempo, as empresas começaram a perceber, que o principal diferencial que precisam ter, além de fornecer os melhores produtos e/ou serviços a um preço justo, é entregar sempre aos seus clientes a melhor experiência, isso passou a ser tão importante, que as empresas já começaram a criar cargos diretamente ligados a experiência do cliente.

Segundo pesquisa da empresa Zendesk, os principais atributos que fazem o cliente deixar sua empresa e trocar por outra, são: “Atendimento ao Cliente 76%; Preço 64%; Ofertas de Produtos e/ou Serviços 54%; Reputação da Marca 44%”. Se fizéssemos essa pergunta para diversas empresas, a grande maioria responderia, que preço seria o maior motivo, quando na verdade, não é, mas sim, o atendimento prestado somado a experiência oferecida.

Partindo dessas informações, fica muito claro, que existe uma necessidade emergencial das empresas, em concentrar seus esforços no atendimento, para com isso, oferecer aos seus clientes, as melhores experiências, pois segundo as pesquisas, a grande maioria dos clientes, muda de empresa após ter passado por experiências ruins, como, tempo de espera longo para interação; quando atendido, ter que repetir novamente as mesmas coisas; sistema automatizado, que dificulta o contato com um atendente humano; atendente não ser uma pessoa que demonstre e pratique a empatia; e não ter as informações suficientes para satisfazer o cliente.

Para oferecer a melhor experiência ao seu cliente, é necessário fazer grandes e profundas mudanças, mas três, são fundamentais, pois elas irão ditar essas mudanças, são elas, o autoatendimento, a inteligência artificial e a preparação dos profissionais de atendimento, sendo assim, mãos a obra, pois o trabalho será árduo, duradouro e com certeza, muito prazeroso. Para quem achava, que atender clientes não era algo prazeroso, aqui está a prova, nada mais prazeroso, que fazer o melhor pelas pessoas, enfim, dar e fazer o seu melhor, para entregar aos clientes a melhor experiência já vivida por ele, mas lembre-se, isso não é só uma vez, tenha sempre em mente, que toda a vez que o cliente interagir com a sua empresa, ela tem a obrigação, de entregar uma experiência hoje, melhor e diferente do que entregou ontem, e assim sucessivamente.

Como está sua empresa, quando falamos de entregar a melhor experiência ao seu cliente? Como está você, não só o profissional de atendimento, mas a equipe de retaguarda, aquela que dá suporte para o atendimento, poder entregar as respostas esperadas pelo cliente? Faça uma reflexão, você, quando cliente, tem vivido boas experiências com as empresas?

Um Grande Abraço a Todos! Vamos em Frente!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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