A Cultura do Erro nas Empresas

Sabemos que em todas as empresas existem erros, e tenham certeza de uma coisa, não são poucos os erros que acontecem.

A forma de como esses erros são interpretados dentro de uma empresa, é um dos sinais de uma cultura saudável ou não. Como já falamos em nosso último post, os profissionais são contratados para fazer o seu trabalho da melhor forma possível, mas como nada é perfeito, erros podem e devem ocorrer, mas como já falamos também, ninguém erra de propósito, querendo com isso prejudicar o cliente, a empresa e a si próprio.

Em diversas empresas dentro do Brasil, ainda os erros criam um clima de medo, pois, no comando dos departamentos e das próprias empresa temos muitos chefes e não líderes, desta forma, o erro traz o medo da humilhação, da vingança, da exposição desnecessária, deixando o clima tenso e desolador, em resumo, diversas pessoas desmotivadas.

Já nas grandes empresas do mundo e em algumas dentro do Brasil, os erros trazem um clima de aprendizado, de responsabilidade, de reciclagem e respeito. Os profissionais precisam ter a convicção de que os erros atrapalham muito a vida dos clientes, das empresas e deles mesmos, por isso, tudo precisa ser bem estudado e analisado, e quando surgirem dúvidas, procurem quem sabe, e não dê respostas “mais ou menos”.

Os líderes são, entre outras coisas o chamado guardião da qualidade, sendo assim, ele não vai e nem pode passar a mão na cabeça de quem erra, mas precisa saber porque e como este erro foi cometido, depois ajudar o liderado a entender o que deu errado e explicar o correto para que não volte a ocorrer, porém, isso é feito dentro de uma normalidade, sem criar alardes, desconforto e nem humilhações.

O líder investiga tudo o que aconteceu e faz o papel de um professor rígido, mas educado, responsável e acima de tudo justo, buscando com isso a melhora contínua dos liderados, dos processos e do atendimento, criando um clima de confiança, dedicação, responsabilidade, transparência, ética e aprendizado. O erro não pode e não deve ocorrer, mas não pode ser usado como uma ferramenta de medo, onde o significado é a humilhação, causando com isso até problemas psicológicos nos profissionais.

Como é a cultura do erro na sua empresa, de aprendizado ou de punição? Você recebe treinamentos adequados para o seu dia a dia de trabalho? Sua empresa tem a preocupação com o aprendizado, com a reciclagem ou prefere a cultura ameaçadora que traz o medo?

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *