Dentro de um mercado, onde a cada dia, a concorrência fica cada vez mais acirrada, onde os clientes procuram, não só preços justos e produtos e/ou serviços de qualidade, mas principalmente uma experiência diferenciada e memorável, as empresas precisam buscar sempre ter atitudes que visem melhorar a experiência dos clientes, caso contrário, podem ter vida curta no mercado.
Partindo deste princípio, a estratégia omnichannel, que tem como grande objetivo, aprimorar esta experiência do cliente, através do uso simultâneo e interligado dos diferentes canais de comunicação com a empresa, estreitando com isso a relação entre o online e o offline, passa a ser uma das grandes diferenças.
Omni, em Latim, significa tudo e inteiro, ou seja, todos, já channel, em inglês, significa canal, sendo assim, o significado mais parecido, seria, todos os canais, ou seja, todos os canais da sua empresa estão conectados, inclusive o online com o offline. Desta forma, o cliente pode estar dentro de uma loja física, acessar o aplicativo e verificar se tem disponível o produto que deseja, e em caso positivo, pode fazer o pedido para o vendedor e receber em sua residência por exemplo.
Com esta estratégia, todos dentro da empresa conseguem acompanhar todo o histórico do cliente em tempo real, e com isso, têm a chance de oferecer sempre uma melhor experiência ao cliente, além do mesmo, não ficar preso a somente um canal, que pode ser online ou offline, para executar uma compra e ter com isso, uma experiência altamente agradável e marcante.
O omnichannel propicia aos clientes uma nova e completa experiência de compra, porém, é algo praticado ainda por poucas empresas, o que torna esta estratégia algo fundamental para o sucesso das mesmas.
Para o sucesso do omnichannel, é fundamental a empresa conhecer o seu cliente, pois com isso, saberá diversas informações, como por exemplo, hábitos de compra, tipo ou modelo de produto e /ou serviços de maior preferência e etc..
Após ter executada esta tarefa, é necessário fazer a integração dos canais já definidos e personalizá-los de acordo com as informações obtidas dos clientes. Isso significa também, alinhar o meio online e offline. Após este trabalho, chega a hora dos testes, que precisam ser feitos de forma exaustiva, onde tudo precisa ser muito bem testado, pois é fundamental para o sucesso da experiência do cliente, que não tenhamos falhas e surpresas negativas.
Implantar a estratégia omnichannel, não é algo simples e fácil, pelo contrário, demanda muito trabalho, tempo, atenção aos detalhes, avaliação de pesquisas e pontos chaves do projeto, porém, é um diferencial que colocará sua empresa e os colaboradores em outro patamar, proporcionando aos clientes uma tão sonhada experiência marcante e diferenciada.
Sua empresa já tem a estratégia omnichannel implantada? Se sim, quais os resultados alcançados? Em caso negativo, comece este projeto agora, pois o diferencial é marcante e garantirá vida mais longa à sua empresa.
Um Grande Abraço a Todos!
Vamos em Frente!
Comentários