Quando o cliente pensa na sua empresa, o que vem na cabeça dele?
Em nosso último post, falamos sobre experiências dos clientes, hoje vamos continuar abordando este tema que é fundamental para o sucesso não só das empresas, mas também dos profissionais e dos próprios clientes e futuros fãs.
Muitas empresas ao resolver um problema enfrentado pelo cliente, não dá a devida importância para solucionar o problema de vez, com isso, outros casos ocorrem, aumentando o número de clientes insatisfeitos e até o número daqueles que tem “trauma” desta determinada empresa.
Desta forma, a pergunta acima é muito importante para que as empresas, através de seus profissionais, façam uma profunda reflexão para ajustar as coisas de acordo com a experiência vivida pelo cliente dentro da sua empresa. Você mesmo pode fazer este exercício, pense em uma empresa e analise o que vem a sua cabeça.
Certamente você já utilizou por exemplo uma empresa de TV a cabo, agora pense neste produto e veja o que vem a sua cabeça. Outro exemplo, pense em sapatos, o que vem a sua cabeça? Enfim, é um exercício muito bom para fazermos dia a dia conosco e com a nossa empresa, as descobertas e os resultados, desde que trabalhadas devidamente as causas, serão impressionantes.
Nunca devemos esquecer que somente entender e analisar as experiências dos clientes não resolve nada, o que resolve é o trabalho árduo nas soluções para os problemas e insatisfações encontradas, como por exemplo, revisão e melhorias de processos, treinamentos, inovação, criatividade, responsabilidade, engajamento, ética, empatia, respeito, saber ouvir e etc..
No mercado atual e com certeza no futuro, é preciso estar sempre a frente, ou seja, as soluções precisam chegar antes do cliente reclamar e se sentir abandonado, simplesmente mais um no meio de vários que tem o mesmo sentimento. Isso precisa mudar o quanto antes, caso contrário sua empresa e você profissional ficarão em uma posição bem complicada de quase extinção no mercado.
O momento é agora, aprender, corrigir e crescer com as experiências dos clientes é um grande caminho para não só chegar, mas se manter no topo como uma empresa diferenciada, ética, respeitadora e que acima de tudo que quer ter fãs e não simplesmente clientes.
Sua empresa já pensa desta forma? Você profissional, já tinha olhado por este lado? Você acha que as experiências dos clientes tem a ver de fato com o crescimento e desenvolvimento de empresas e profissionais?
Um Grande Abraço a Todos!
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