Muito Cacique pra Pouco Índio!
Quem já não ouviu esta frase popular em sua vida? Frase antiga, mas bem atual, onde o recado é exatamente este: muitas pessoas mandando e poucas para executar.
O mercado passa por um momento delicado em todos os seus segmentos, e já discutimos isso aqui, ou seja, faltam líderes, faltam referências, desta forma, muitas pessoas querem e acham que podem mandar, e o fazem, porém, de forma desorganizada, concorrendo com outras que também querem mandar e pior, sem possuir competência e direito para isso.
Tenho recebido muitos relatos de profissionais de alta qualidade e competência, que estão extremamente infelizes em suas empresas e procuram outras alternativas no mercado, pois eles não aguentam mais tanta gente mandando e desmandando o tempo todo.
Não existe nada pior que você trabalhar em um local onde não se sabe exatamente quem de fato é o líder do negócio, pois ali só tem chefe e todos mandam e desmandam o tempo todo, ou seja, pedem para você fazer algo, daqui a pouco vem outro e pede para você fazer outra coisa, depois de um tempo vem outro e pede outra, e assim segue o dia.
Quando chega ao final do dia, você não consegue terminar tudo, não sabe a quem recorrer e nem a quem buscar apoio, pois todos ali mandam, mas ninguém resolve, organiza e tem voz ativa.
Se a sua empresa está seguindo por este caminho, cuidado, acorde, tenha de fato líderes em suas equipes, pessoas qualificadas, que tenham capacidade de liderar e organizar uma equipe e o trabalho, mas não pode haver interferências, pois as pessoas ficam altamente desmotivadas, e o líder, aquele que será cobrado pelos resultados da equipe, também, porque todos mandam e desmandam na sua equipe e na hora de cobrar resultados, ele será cobrado, mas não deve, afinal, outros profissionais também se envolvem nesta “liderança falsa”, pois o que esses falsos líderes querem na verdade, é dizer com orgulho, eu mando, quando o correto é, eu sei liderar minha equipe, mas para isso acontecer e você ser de fato um líder é preciso ter organização, conhecimento, ética, responsabilidade, respeito, envolvimento, enfim, ter o dom da liderança, ninguém nasce líder, mas se transforma em líder.
Vamos ilustrar a situação, trazendo este problema para o esporte, onde você consegue transportar facilmente esta situação para o ambiente da sua empresa. Imaginem a seleção brasileira de futebol na copa do mundo, o Tite, treinador atual, passa todas as instruções, todos entram em campo sabendo o que precisa ser feito, mas antes de começar a partida, um membro da comissão técnica chega perto de um dos jogadores e pede algo diferente, logo adiante, outro membro da mesma comissão, pede para outro jogador fazer algo também diferente. Pergunto: Qual será o resultado e quem será responsabilizado?
Você tem esta dificuldade em sua empresa? Você é uma das pessoas que tem esta frase popular como “lema”?
Um Grande Abraço a Todos!
Comentários