A Cultura do Erro nas Empresas
Sabemos que em todas as empresas existem erros, e tenham certeza de uma coisa, não são poucos os erros que acontecem.
A forma de como esses erros são interpretados dentro de uma empresa, é um dos sinais de uma cultura saudável ou não. Como já falamos em nosso último post, os profissionais são contratados para fazer o seu trabalho da melhor forma possível, mas como nada é perfeito, erros podem e devem ocorrer, mas como já falamos também, ninguém erra de propósito, querendo com isso prejudicar o cliente, a empresa e a si próprio.
Em diversas empresas dentro do Brasil, ainda os erros criam um clima de medo, pois, no comando dos departamentos e das próprias empresa temos muitos chefes e não líderes, desta forma, o erro traz o medo da humilhação, da vingança, da exposição desnecessária, deixando o clima tenso e desolador, em resumo, diversas pessoas desmotivadas.
Já nas grandes empresas do mundo e em algumas dentro do Brasil, os erros trazem um clima de aprendizado, de responsabilidade, de reciclagem e respeito. Os profissionais precisam ter a convicção de que os erros atrapalham muito a vida dos clientes, das empresas e deles mesmos, por isso, tudo precisa ser bem estudado e analisado, e quando surgirem dúvidas, procurem quem sabe, e não dê respostas “mais ou menos”.
Os líderes são, entre outras coisas o chamado guardião da qualidade, sendo assim, ele não vai e nem pode passar a mão na cabeça de quem erra, mas precisa saber porque e como este erro foi cometido, depois ajudar o liderado a entender o que deu errado e explicar o correto para que não volte a ocorrer, porém, isso é feito dentro de uma normalidade, sem criar alardes, desconforto e nem humilhações.
O líder investiga tudo o que aconteceu e faz o papel de um professor rígido, mas educado, responsável e acima de tudo justo, buscando com isso a melhora contínua dos liderados, dos processos e do atendimento, criando um clima de confiança, dedicação, responsabilidade, transparência, ética e aprendizado. O erro não pode e não deve ocorrer, mas não pode ser usado como uma ferramenta de medo, onde o significado é a humilhação, causando com isso até problemas psicológicos nos profissionais.
Como é a cultura do erro na sua empresa, de aprendizado ou de punição? Você recebe treinamentos adequados para o seu dia a dia de trabalho? Sua empresa tem a preocupação com o aprendizado, com a reciclagem ou prefere a cultura ameaçadora que traz o medo?
Um Grande Abraço a Todos!
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