Crise! Preciso Demitir! E Agora?
Nos momentos de crise, infelizmente o processo de demissão passou a ser algo normal dentro das empresas, criando um ambiente carregado, onde todos ficam preocupados e apreensivos esperando por este momento tão difícil.
As demissões quando começam a acontecer acabam tomando um efeito contrário para as próprias empresas, pois não é só a empresa X que demite, as outras fazem o mesmo, com isso, diminui sensivelmente o poder de compra das pessoas, ocasionando falta de clientes comprando no mercado.
Sendo assim, é preciso haver planejamento e monitoramento do mercado e da economia, as crises não começam do dia para a noite, ela vem no decorrer do tempo dando sinais, desta forma, as atitudes precisam ser tomadas antecipadamente e não no momento que a crise está no ápice e já criou sérios problemas para as empresas.
Através deste acompanhamento, pode ser feita uma analise e um estudo mais aprofundado da situação, onde talvez não seja necessário demissões, mas se ocorrer, será um número menor do que se for deixado para a última hora.
Mas se não houver jeito e precisar demitir, normalmente as empresas cometem um erro grave, mas que para muitos é a salvação da lavoura, ou seja, demitem aqueles que recebem os melhores ou mais altos salários. Salário não pode servir de motivo para demitir o colaborador A ou B, nem o menor salário.
O momento é delicado, sendo assim, em caso de demissão é preciso demitir o colaborador que não está comprometido com a empresa e com os clientes, aqueles que não produzem como deveria, mesmo recebendo ajuda e feedbacks constantes. O momento é de escolher pela qualidade, pelo comprometimento e pela entrega e não pelo valor do salário ou por amizade.
Lembre-se, sua empresa vai continuar no mercado prestando serviços e/ou fabricando e entregando produtos, e tudo isso com menos pessoas, sendo assim, precisam ficar os melhores, os mais comprometidos, aqueles que almejam crescer e colocar a empresa de volta aos patamares esperados por todos.
Crise é também um momento de oportunidades, e só os melhores, os mais qualificados e criativos enxergam e realizam isso. Desta forma, cuidado ao demitir alguém, seja em momentos de crise ou não. Saber gerir pessoas, departamentos e empresas é um dom que lapidado no decorrer do tempo com muito preparo e dedicação, e não é algo que acontece por acaso ou por simples vontade.
Você já passou por momentos de crise? Como sua empresa agiu? Como você agiu?
Um Grande Abraço a Todos!
Comentários