Será que é só a Crise que Atrapalha a sua Empresa?
Vejo muitos empresários reclamando da crise que assola o país e atrapalha a vida das empresas. Muitas empresas estão fechando e milhares de pessoas perdendo seus empregos.
Olhando principalmente para o setor do varejo, pergunto: Será que só a crise está atrapalhando as vendas? Será que só a crise é responsável por todos os problemas enfrentados pelas empresas?
Estive pessoalmente visitando algumas lojas e me certifiquei do quanto os vendedores, gerentes, supervisores, coordenadores e etc., estão totalmente mal preparados.
Fui a uma grande loja de departamentos, e ao perguntar para um vendedor se tinha telefone sem fio, recebi a seguinte resposta: “Se tiver, está lá na frente”. Chegando mais a frente da loja, não satisfeito com o atendimento e não vendo o produto, fiz a mesma pergunta a outra vendedora, que para a minha surpresa, respondeu o seguinte: “Se tiver tem ali naquele balcão”. Bom, ao chegar no balcão, o vendedor me disse que não tinha, estava em falta. Será que ele me deu a informação certa?
Como precisava de um telefone sem fio, fui a uma outra loja grande que fica quase em frente. Ao chegar ali, tive que procurar sozinho o produto, pois os vendedores estavam conversando entre eles, enfim, ao achar o tal aparelho fui ao caixa, para o meu espanto, a única caixa que estava trabalhando, estava conversando com uma vendedora e tive que esperar a conversa acabar, sendo chamado depois de 5 minutos de espera quando já tinham mais 4 clientes na fila.
Quando cheguei ao caixa, ainda tive que esperar a atendente pedir para uma vendedora preparar as coisas na cozinha, pois ela ia lá fazer o café e precisava estar tudo arrumado, pois o pessoal ali, tinha mania de deixar tudo sujo, isso tudo foi falado a uma distância de mais ou menos 10 metros entre as duas pessoas.
Esses foram apenas alguns exemplos que presenciei, fora outros que as pessoas me relatam. Vejam, o país está de fato em crise, e isso por si próprio já é um duro golpe na economia e traz sem dúvidas problemas para as empresas, colaboradores e clientes, mas se a empresa não estiver com sua equipe preparada para enfrentar as famosas crises, com certeza vai ficar ainda pior.
Entrar em uma loja e o vendedor dizer para você, se tiver o produto “x”. Ele precisa saber isso na ponta da língua, ainda levar o cliente até o produto e fazer uma venda de qualidade, com excelente atendimento e conhecimento, caso ele não seja do departamento, deve conduzir o cliente até o vendedor responsável do setor, mas jamais virar as costas e deixar o cliente “perdido” na loja.
No segundo caso, quase a mesma coisa, as conversas particulares ou até de trabalho, se for o caso, o que ali não era, deve ser deixada para depois que o cliente for atendido, já conversas sobre particularidades da empresa, como quem vai fazer café, se o fulano chegou atrasado ou não, e etc., deve ser discutido reservadamente e nunca na frente de clientes.
Esses são apenas alguns pequenos exemplos que encontramos no nosso dia a dia em diversos estabelecimentos, ou seja, um atendimento de péssima qualidade, onde as pessoas, além de não ter o perfil para executar tal trabalho, não sabem nem o que a empresa vende, não conhece nada sobre o que faz, se bobear, não sabe nem a história da empresa.
Você já passou por situações assim? Concorda que este mal atendimento, principalmente no varejo, tem aumentado? Por que a qualidade dos profissionais é abaixo da média?
Cuidado!!! Antes de culpar a crise pelo fracasso total da sua empresa, reveja os treinamentos, analise a qualidade dos colaboradores, dos líderes, do processo seletivo e veja se está de acordo com a missão, visão e valores da empresa. Analise também se está tudo alinhado da forma adequada para atingir os resultados esperados. Você vai ter uma enorme surpresa.
Um grande abraço a todos!
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