Confiança, a Base de Tudo
Segundo o dicionário Michaelis, confiança é “a ação de confiar, crédito, fé, boa fama, segurança e bom conceito. Empregado (ou animal) de confiança, com que se pode contar em qualquer situação. Dar confiança (a alguém): permitir ser tratado com familiaridade. De confiança em quem se pode confiar. Tomar confiança: tornar-se confiado”.
Na minha opinião, a confiança é um fator único e fundamental de qualquer relacionamento pessoal, profissional e entre empresa/cliente. Sem confiança, os relacionamentos tornam-se frágeis, superficiais, com grandes chances de rompimento no decorrer do caminho.
Se a confiança não é tudo em um relacionamento, ela é no mínimo a base para tudo se iniciar e para se perpetuar no decorrer do tempo. Se não é somente pela confiança que os relacionamentos se iniciam, com certeza é através dela que eles continuam e se fortalecem.
A confiança é um sentimento gerado quando a verdade prevalece, e as promessas são cumpridas conforme foram informadas. Embora possa parecer algo simples e normal, muitos relacionamentos se perdem por não existir a verdade e nem se cumprir o que foi prometido.
Olhando para o mercado corporativo, quantas empresas não enganaram e ainda enganam seus colaboradores? Quantos colaboradores não enganaram e continuam enganando as empresas? Quantas empresas não enganaram e continuam enganando os clientes e vice-versa?
O dia que as empresas falarem a verdade para os seus colaboradores e clientes, e cumprirem as promessas feitas, serão com certeza as melhores empresas do mercado, com grandes chances de fidelização por partes dos colaboradores e clientes. Imaginem como seria o ambiente nessas empresas e a satisfação dos clientes.
Nada melhor do que você ter líderes que olhe no olho, fale a verdade, lhe passe confiança e cumpra tudo que disse. Imaginem os clientes recebendo informações verdadeiras sobre os produtos e/ou serviços da empresa e amanhã ele tem certeza de que tudo que foi falado foi cumprido, tendo inclusive até algo a mais, como surpresa e forma de ganhar a fidelidade dele.
Não existe nada melhor do que você olhar nos olhos das pessoas, ser sincero, transparente e falar a verdade, poder de fato levar para as pessoas, seja no ambiente pessoal ou profissional coisas positivas e verdadeiras, que as vezes pode não ser o que elas queriam ouvir, mas é a verdade.
Agora faça uma rápida reflexão sobre a importância da confiança: Se você não confia na empresa e/ou no seu líder, você vai continuar trabalhando lá? Se você como cliente não confiar nos serviços e/ou produtos de uma empresa, você vai comprar dela os mesmos? Quando você vai ao médico e não tem confiança nele, você vai fazer o que ele pediu ou vai procurar outro médico?
Porém, veja como nossa confiança em uma pessoa, líder e/ou empresa aumenta quando sentimos neles a capacidade de resolver ou ajudar na solução dos nossos problemas.
Você tem passado confiança aos clientes, amigos, parentes e empresa? A sua empresa tem passado confiança para você e para os clientes? Você confia em você?
Um grande abraço a todos!
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