Atendimento Diferenciado Começa com Educação e Valores
Todas as empresas sonham em prestar um atendimento diferenciado, que conquiste o cliente e o torne fã da empresa. Ao mesmo tempo, os clientes também sonham em receber um atendimento diferenciado, onde ele tenha suas necessidades atendidas, problemas solucionados, dúvidas esclarecidas e regado a atendentes educados, comprometidos e que possuam valores.
Para começar a pensar em atendimento diferenciado, daqueles que encante o cliente, precisamos pensar em educação, e não é somente a educação vinda dos bancos escolares, mas também a educação referente ao tratamento entre pessoas.
O mundo evoluiu muito tecnologicamente, mas infelizmente regrediu no relacionamento pessoal, no Brasil então, sentimos isso diariamente, e fica ainda mais claro quando falamos em atendimento.
As pessoas estão cada vez mais indiferentes, distantes e frias, respondendo o que vem a cabeça sem fazer nenhum tipo de filtro, desrespeitando os clientes. Os clientes que por se sentirem enganados, e até em alguns momentos lesados, ficam também alterados, com isso, passamos por um processo de desrespeito generalizado, um por não estar suficientemente preparado para atender, e outro por estar cansado de ser desrespeitado, enganado e enrolado.
Mas afinal, qual a solução para esta questão? Esta solução não é nada fácil e é muito trabalhosa, onde é necessário passar por algumas etapas, iniciando pelos treinamentos, que são divididos em produtos, negociação, venda e relacionamento. Depois passamos pela monitoria, onde todos os pontos são avaliados, e se necessário, são feitas reciclagens. As reuniões entre as lideranças e os liderados também são fundamentais para se discutir as melhorias e programar os ajustes.
Ao lado da educação, os valores também são fatores fundamentais para começar a pensar em atendimento diferenciado, muitos não os conhecem, e se conhecem não os praticam, isso precisa ser corrigido e alinhado urgentemente.
Entendemos como valores fundamentais, a Justiça, ser justo com o cliente, com a empresa, com os profissionais, solucionar problemas de forma rápida e eficaz. Honestidade, falar a verdade, não enrolar, tirar as dúvidas do cliente não deixando nada pendente. Comprometimento, sempre dar o melhor de si em prol da satisfação e bem estar do cliente, não passar a impressão que você está fazendo algo por obrigação e sim por prazer de ver o cliente satisfeito. Ética, não misture a situação de um cliente com a de outros, não seja irônico, tenha em mente que todos os clientes merecem uma atitude ética. Postura profissional, não leve nada para o campo pessoal, o cliente tem um problema, uma dúvida ou quer uma informação sobre a empresa, sobre os produtos e/ou serviços e nada pessoal com você. Respeito em sentido amplo, hierarquia, colaboradores, clientes, empresas, normas e procedimentos.
Sua empresa trabalha educação e valores como pontos principais de um atendimento diferenciado? Você considera estes dois fatores como fundamentais para começar a pensar em atendimento diferenciado? Você já recebeu um atendimento que teve estes dois fatores?
Um grande abraço a todos!
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