Você Sabe o Valor de um Agradecimento Sincero?
Desde pequenos, fomos educados a agradecer os presentes que ganhamos, mesmo que seja algo que não gostamos ou que até gostamos, mas esperávamos outro tipo de presente.
Isso é uma forma de demonstrar gratidão, que se antes já era importante, hoje é fundamental na relação entre empresa e cliente. É necessário agradecer os clientes todos os dias, isso, é uma forma de valorizar os negócios que eles nos proporcionaram realizar.
Para simplificar a situação e melhorar o relacionamento da sua empresa com os clientes, vamos colocar a seguir, três formas de agradecê-los.
A primeira forma de agradecimento é a verbal. Agradeça seu cliente a cada compra, a cada transação, a cada visita, mesmo que naquele momento ele não tenha comprado nada. Este agradecimento precisa ser verdadeiro, caloroso e personalizado, jamais pode soar como um agradecimento falso, por isso, a preparação dos profissionais é essencial, os profissionais de atendimento precisam de fato vibrar com este agradecimento.
A segunda forma de agradecimento é a escrita. Envie um bilhete ao cliente após uma compra, um cartão personalizado e escrito a mão, nada de cartões feitos em grandes quantidades com escrita padrão, isso passa uma imagem de que todos são um único número para sua empresa, e não pessoas que são clientes diferenciados. O envio de um e-mail com agradecimentos especiais, também pode ser feito e passa uma imagem bem positiva.
A terceira forma de agradecimento é um presente. Nada muito caro, mas também nada que não tenha utilidade ou que seja feito com material de pouca qualidade. Estes presentes podem ser um bloco de rascunho, canetas ou pen drive com marca personalizada da empresa. Você pode também dar um presente de acordo com o valor gasto pelo cliente, quanto maior o gasto, melhor o presente.
O presente ofertado precisa ser muito bem avaliado e orçado para que não cause prejuízo a empresa. É preciso também ter cuidado para que o cliente não se sinta comprado por um presente para gastar mais na sua empresa, o presente precisa ter o sentimento de gratidão.
Você sabe agradecer o cliente? Sua empresa costuma agradecer o cliente? Você acha correto agradecer os clientes? Alguma empresa já o agradeceu por ter feitos negócio(s) com ela?
Um grande abraço a todos!
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