Você Sabe Dizer Não ao seu Líder?

Dizer não ao seu líder, não é sem dúvida uma das tarefas mais fáceis, porém, em alguns momentos este não é extremamente necessário e salvador, apesar de muitas pessoas acharem que este não pode ser o seu fim na empresa.

Já presenciei muitos profissionais passando pela situação mencionada acima, e digo, eu também já passei por isso, sendo assim, fico a vontade para falar sobre esta questão.

As pessoas aceitam tudo que seus líderes pedem, e na maior parte das vezes, sabem que não terão como conseguir entregar, pois o acúmulo de tarefas é muito grande e como sempre, tudo é para ontem.

A melhor alternativa para este tipo de situação é ser organizado, ter planejamento e ser sincero. O profissional organizado e que sabe fazer o planejamento das suas tarefas, sabe muito bem se terá ou não condições de entregar o que está sendo solicitado, e caso não tenha, saberá dizer isso ao seu líder sem problemas.

Os líderes não vão demitir alguém porque a pessoa foi sincera em dizer que não poderá aceitar aquela solicitação, mas com certeza vai querer uma boa explicação para o não. Seja verdadeiro, sem desculpas, mas com fatos e motivos que sustentem plenamente o motivo pelo qual você não vai poder aceitar aquela tarefa.

Os desafios aparecem todos os dias e a todo momento, e dizer não ao seu líder é também um desafio que precisa ser vencido. Caso o seu motivo seja muito bem fundamentado, e mesmo assim seu líder não aceitou e te demitiu, ou obrigou você a fazer aquele trabalho de qualquer jeito, desculpe, este não é líder e sim chefe.

O líder sabe conversar, ouvir, analisar, entender e sugerir as coisas, e não tenha dúvida que se você for claro, transparente e saber explicar a situação, tudo vai correr bem e você não será visto como um profissional fraco, mas alguém de muito valor que sabe analisar e ponderar as coisas, talvez seu líder até perceba que você está sobrecarregado e precisa de alguém para ajudá-lo.

Nada melhor que ser um grande profissional e conhecer muito bem seus limites, desta forma você será ainda mais valorizado. Não tenha medo de dizer não ao seu líder, tenha medo de não saber explicar o não, ou pior, aceitar algo que você sabe que não vai conseguir entregar a tempo e com a qualidade necessária.

Você já disse não ao seu líder? Se sim, como foi a experiência? Hoje, você tem coragem de dizer não ao seu líder? Você tem líder ou chefe?

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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