Você sabe demitir?

Demissão

A demissão sempre gera um desconforto muito grande, tanto para o líder como para o colaborador em questão, chegando inclusive em certas situações a causar desconforto também na equipe de trabalho.

Por isso fizemos a pergunta: Você sabe demitir? Você demite alguém simplesmente por não gostar dele ou dela? Você demite um colaborador por razões pessoais? Você demite o colaborador, porque ele ou ela era funcionário de outro líder que você não gostava? Você demite um colaborador, por querer colocar um amigo ou conhecido seu no lugar dele? Você demite um colaborador, sem ter dado a ele ou a ela, as chances de se recuperar? Você demitiu ou demite alguém, sem deixar claro para o colaborador a regra do jogo?

Podem parecer perguntas “bobas”, mas que acontecem com uma boa frequência no ambiente de trabalho, temos um bom número de subordinados e até líderes, que foram e ainda serão demitidos injustamente por profissionais que não estão preparados para fazer este processo tão difícil e doloroso que é a demissão.

Como já comentei em posts anteriores, a demissão precisa ser muito bem estudada e avaliada, pois você pode causar e acaba na maioria das vezes causando, um estrago enorme na vida de uma pessoa, ou de várias pessoas por atingir também a família, é sem dúvida uma situação delicada, onde o responsável por este processo precisa ser um profissional muito bem preparado, consciente, justo e íntegro.

Por isso, antes de demitir um líder, subordinado ou colaborador, analise alguns pontos para ver se não está cometendo nenhuma injustiça, sempre considere alternativas antes de demitir, isso é fundamental para se ter em mente. Não é no primeiro problema que você vai demitir alguém, você precisa analisar o porque do problema, estar ciente que todas as informações foram passadas de forma clara e transparente, que o mesmo participou dos treinamentos e reciclagens, e com isso, considerar o fato de dar uma segunda chance ao colaborador.

Seja sempre claro referente a objetivos e metas, regras e processos, seja também sempre educado e cordial, nunca leve nada para o lado pessoal, dê sempre atenção aos colaboradores, os ouça, tenha paciência para tirar dúvidas, trabalhe em prol do crescimento deste colaborador, pois com o crescimento dos colaboradores, cresce a empresa, cresce a equipe, cresce você.

Mantenha sempre um diálogo aberto, claro, transparente, sem meia verdade, sem desconfiança, sem “pegadinhas”, sem “armadilhas”, quando o ambiente é participativo, leve e democrático, tudo fica melhor e mais fácil de lidar.

A perda de um colaborador é sempre prejudicial a uma empresa, principalmente quando se perde um ótimo colaborador, qualificado, treinado e que por uma injustiça ele é demitido, causando a ele sérios problemas com o desemprego, causando problemas financeiros para a empresa com custos de demissão, o risco deste colaborador ir para o concorrente, um novo gasto na contratação e treinamento do novo funcionário, além de causar desmotivação na equipe por uma demissão injusta.

As empresas através do seu departamento de recursos humanos tem um papel fundamental neste processo, pois é, e se não é deveria, ser o responsável por preparar as pessoas que vão gerir as equipes, inclusive sendo responsáveis pelas demissões quando necessárias.

Estas pessoas precisam de treinamentos de gestão, que podem ser realizados pela própria empresa e/ou por empresas especializadas neste tipo de qualificação. Todos precisam saber fazer uma demissão, e ter em mente que este processo é muito sério e delicado, que mexe muito com a vida, com o sentimento e o futuro das pessoas, que não é simplesmente um jogo, uma chance de se vingar de alguém, ou uma chance de arrumar uma vaga para um colega, parente ou conhecido.

Pode ocorrer também, que as vezes este colaborador por um erro no processo seletivo, está no departamento errado, na função errada, e uma mudança de departamento ou de função pode resolver tudo. Esta é mais uma qualificação do líder, saber demitir.

Você como líder, sabe demitir? Já cometeu alguma injustiça demitindo quem não deveria? Deu ao colaborador demitido todas as chances possíveis para ele se recuperar? Você costuma dar feedback aos seus colaboradores? Você já fez vários elogios ao seu subordinado, inclusive em público, e depois de um tempo o demitiu sem o mínimo de explicação? Vale a reflexão, demissão é muito mais sério do que imaginamos, não é brincadeira. Pensem nisso.

Um grande abraço a todos

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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