Você Sabe como Pensar de Forma Crítica?

pensamento critico

Para ter uma gestão eficaz e para pleitear um cargo de liderança, é fundamental entre outras competências, ter capacidade de avaliar opiniões.

Primeiramente faça uma análise da situação. Você precisa saber o que está acontecendo e para isso, precisa saber dos mínimos detalhes para fazer uma análise precisa e não cometer injustiças, esta é uma preocupação que necessita ser constante.

Depois de fazer uma análise, fria, criteriosa e imparcial da situação, é necessários discutir as alternativas. Debater ideias é sempre algo muito útil e de grande relevância. Muitas coisas boas e grandes projetos surgiram após contribuições de outras pessoas, afinal, várias cabeças conhecedoras da situação pensando, é muito melhor que uma.

Após estas atitudes, é fundamental refletir sobre o processo. A reflexão, infelizmente é a parte do pensamento crítico que ainda não é muito valorizada, pois muitas pessoas definem as coisas sem a devida reflexão, quando surgem problemas, aí sim, faz o que já deveria ter feito.

Não podemos ficar presos somente aos resultados, mas sim avaliar o processo como um todo, desta forma, faremos um pensamento crítico completo, com mais qualidade e com melhores resultados.

Para quem gosta de escrever, é interessante ter um diário, pois o ato de escrever exige dois tipos de disciplina que são de extrema importância no pensamento crítico, organização e reflexão. Ao redigir algo, você coloca os pensamentos em ordem, sendo assim, você é forçado a analisar as atitudes e as suas consequências.

Você pensa de forma crítica? Conhece pessoas que usam estas características no pensamento crítico. Você como líder ou seu líder, faz as pessoas pensar de forma crítica?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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