Você quer ser um Líder Melhor?

líder 1

Com um mercado fortemente disputado e concorrido em todos os sentidos, a procura por grandes líderes está em alta, porém, o grau de exigência também é alto.

Desta forma, os líderes estão sendo muito valorizados e para isso, se você é um líder, não pode parar de se atualizar, e se você é um candidato a líder, também precisar correr atrás de melhorias e boas práticas.

Para você ser um líder melhor, listamos abaixo algumas regras de conduta para lhe ajudar neste caminho longo, árduo, trabalhoso e dinâmico. Talvez você já pratique algumas destas regras, mas não outras, este é um bom momento para refletir, aprender e se reciclar.

A primeira regra diz que você deve gerenciar pessoas e não números: Muitos líderes e o próprio pensamento empresarial, diz que deve-se levantar os números, identificá-los e estudá-los. Está correto, mas o surgimento destes números é o resultado de como você líder, gerencia sua equipe. O único meio de conseguir números melhores é aprimorar o desempenho dos membros da equipe.

A segunda regra diz que você deve se adaptar ao estilo dos colaboradores da sua equipe, ou seja, você, por mais que se esforce, não vai conseguir tirar o melhor de cada colaborador agindo da mesma forma com todos. Cada um tem um jeito de ser e de entender as coisas, sendo assim, é necessário você dialogar com todos e entender a característica de cada um, só assim você vai conseguir o melhor de todos.

Medir apenas o que é relevante é a terceira regra de ouro, tem muitos líderes que medem tudo, sendo que a maioria só serve para tomar tempo, desagradar a equipe e não trazer nenhum resultado prático.

A quarta regra é manter um comportamento equilibrado. O líder jamais deve perder o controle e discutir com os colaboradores, principalmente em público, isso cria um ambiente ruim, carregado, fazendo ainda com que o líder perca o respeito e admiração dos seus liderados.

A quinta regra diz que você líder, deve assumir a responsabilidade do seu colaborador que tem o desempenho mais baixo, pois é com este colaborador, que você vai conseguir medir de fato, o seu grau de eficiência.

Compartilhar seus pensamentos e ideias é outra regra de ouro. Ajude no crescimento do seu colaborador, passe conhecimento, experiência, indique um caminho a seguir.

Outra regra fundamental é você líder fazer mais perguntas do que oferecer respostas. Muitos colaboradores estão acostumados a receber tudo de mão beijada, mas o correto é fazê-los pensar, só assim vão aprender de fato.

Tratar todos da mesma forma, é mais uma regra que não poder ser deixada de lado. Não pode haver diferenciação no tratamento com os colaboradores, sorrir para um e não para outro, permitir que um faço algo e o outro não, cuidado, essas atitudes estragam qualquer ambiente e causam desconfiança.

A última regra diz que você deve explicar sempre as decisões para não ficar nenhuma dúvida ou falta de transparência. Tudo que fica claro é melhor assimilado e trabalhado, gerando confiança e equilíbrio.

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *