Você quer ser um Líder Melhor?
Com um mercado fortemente disputado e concorrido em todos os sentidos, a procura por grandes líderes está em alta, porém, o grau de exigência também é alto.
Desta forma, os líderes estão sendo muito valorizados e para isso, se você é um líder, não pode parar de se atualizar, e se você é um candidato a líder, também precisar correr atrás de melhorias e boas práticas.
Para você ser um líder melhor, listamos abaixo algumas regras de conduta para lhe ajudar neste caminho longo, árduo, trabalhoso e dinâmico. Talvez você já pratique algumas destas regras, mas não outras, este é um bom momento para refletir, aprender e se reciclar.
A primeira regra diz que você deve gerenciar pessoas e não números: Muitos líderes e o próprio pensamento empresarial, diz que deve-se levantar os números, identificá-los e estudá-los. Está correto, mas o surgimento destes números é o resultado de como você líder, gerencia sua equipe. O único meio de conseguir números melhores é aprimorar o desempenho dos membros da equipe.
A segunda regra diz que você deve se adaptar ao estilo dos colaboradores da sua equipe, ou seja, você, por mais que se esforce, não vai conseguir tirar o melhor de cada colaborador agindo da mesma forma com todos. Cada um tem um jeito de ser e de entender as coisas, sendo assim, é necessário você dialogar com todos e entender a característica de cada um, só assim você vai conseguir o melhor de todos.
Medir apenas o que é relevante é a terceira regra de ouro, tem muitos líderes que medem tudo, sendo que a maioria só serve para tomar tempo, desagradar a equipe e não trazer nenhum resultado prático.
A quarta regra é manter um comportamento equilibrado. O líder jamais deve perder o controle e discutir com os colaboradores, principalmente em público, isso cria um ambiente ruim, carregado, fazendo ainda com que o líder perca o respeito e admiração dos seus liderados.
A quinta regra diz que você líder, deve assumir a responsabilidade do seu colaborador que tem o desempenho mais baixo, pois é com este colaborador, que você vai conseguir medir de fato, o seu grau de eficiência.
Compartilhar seus pensamentos e ideias é outra regra de ouro. Ajude no crescimento do seu colaborador, passe conhecimento, experiência, indique um caminho a seguir.
Outra regra fundamental é você líder fazer mais perguntas do que oferecer respostas. Muitos colaboradores estão acostumados a receber tudo de mão beijada, mas o correto é fazê-los pensar, só assim vão aprender de fato.
Tratar todos da mesma forma, é mais uma regra que não poder ser deixada de lado. Não pode haver diferenciação no tratamento com os colaboradores, sorrir para um e não para outro, permitir que um faço algo e o outro não, cuidado, essas atitudes estragam qualquer ambiente e causam desconfiança.
A última regra diz que você deve explicar sempre as decisões para não ficar nenhuma dúvida ou falta de transparência. Tudo que fica claro é melhor assimilado e trabalhado, gerando confiança e equilíbrio.
Um grande abraço a todos!
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