Você Pede Desculpas para o Cliente?

Erro

O cliente comprou um serviço e/ou produto da sua empresa, ou foi ao seu estabelecimento e algo deu errado, ou seja, sua empresa cometeu uma falha com o cliente. O que acontece quando ele vem reclamar? Você se desculpa, explica a situação e resolve o problema? Você reluta em reconhecer o erro e não pede desculpas, mas mesmo assim tenta solucionar a questão? Não está nem aí para o problema do cliente, fala que a empresa ou você não erraram e que coisas assim acontecem, mas não pode ajudá-lo?

Infelizmente já vi e continuo vendo algumas empresas, através de seus líderes e executivos, proibindo seus colaboradores de reconhecer os erros e se desculpar com os clientes. Quando um colaborador chega a reconhecer um erro e se desculpa com o cliente acabam sendo inclusive punidos.

No nosso mundo, já dizia um antigo ditado que errar é humano, sendo assim, ninguém está livre de cometer um erro, e com certeza afetar alguém, desta forma, não existe problema algum em se desculpar com o cliente, explicar a situação e dar a solução para o problema, sem que o cliente saia no prejuízo.

Seja humilde, reconheça o erro e se retrate com o cliente, antes que seja tarde e este erro se torne algo bem maior, causando raiva, revolta e prejuízo para a empresa e para você. Lembre-se: O caminho da humildade, assim como na vida, é o melhor caminho para manter seu cliente sempre por perto e até fidelizá-lo.

O erro que deve ser combatido e não pode ser desculpado é aquele feito de forma pensada e calculada, o erro proposital, que tem o objetivo claro de prejudicar alguém. Quando ocorre este tipo de erro, a resposta precisa ser rápida para o cliente, reparando imediatamente o problema e dispensando o colaborador mal intencionado, pois isso, é um problema de caráter.

Empresas e colaboradores precisam cuidar muito bem dos seus clientes, afinal, eles são as pessoas que fazem seu negócio respirar, dar lucro, gerar emprego e renda.

Desta forma, tome cuidado, quando você ou sua empresa cometer um erro, assuma-o perante seu cliente assim que identificá-lo, e caso não tenha ainda uma solução, dê segurança ao cliente, informe que tudo será solucionado de forma rápida e que você vai dar um retorno para ele, inclusive já passe o prazo de quando você vai contatá-lo.

Quando houver um problema e você vai reconhecer o erro, evite conversar por e-mail, o correto é telefonar para o cliente ou atendê-lo pessoalmente, o famosos cara a cara, olho no olho.

Não deixe de passar os detalhes para o cliente sobre o que aconteceu, não minimizando as falhas, mas também não seja dramático, se fazendo de “coitadinho” explique o fato, dê segurança da solução e pronto.

Seja sempre sincero, lamente o erro sinceramente, mas sempre se comprometendo com a solução no menor tempo possível.

Depois que tudo foi solucionado e o cliente ficou satisfeito, tome as medidas necessárias para que este erro não venha a se repetir.

Você se desculpa com os clientes? Você acha correto se desculpar com os clientes? Sua empresa permite que seus colaboradores se desculpem com o cliente? O que você acha das pessoas e empresas que não assumem os erros e não se desculpam com os clientes?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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