Você não é o Favorito! Dá para Vencer?
Vejo muitas pessoas e muitas empresas “jogando a toalha” antes da hora, principalmente quando o concorrente é um favorito, ou, considerado favorito.
Claro que ninguém é favorito por acaso, mas isso também não significa, que quando você concorre com alguém que atingiu este nível, você e/ou sua empresa já são os derrotados de véspera.
Se olharmos principalmente para o esporte como um todo, vamos chegar a conclusão que muitos favoritos de véspera, declinaram no momento final, ou as vezes, até um pouco antes.
O fato de você concorrer a uma vaga de emprego com alguém que estudou em melhores escolas e faculdades, e que tem um poder aquisitivo maior, por exemplo, não significa que a vaga já é dele, ou dela. Já vi pessoas que estudaram em escolas e faculdades consideradas de nível intermediário, e mesmo concorrendo com pessoas que estudaram em colégios e faculdades top de linha, conseguiram a vaga.
Dizer que faculdades e escolas de um nível elevado não ajudam, é absurdo, mas dizer que só isso basta, é um absurdo ainda maior. Se o estudante não se entregar, não buscar o algo mais, não estudar paralelamente, não participar de eventos, não ser responsável e não tiver muito claro onde quer chegar, os bons colégios e faculdades não farão milagre.
No caso das empresas não é diferente. Vejo empresas deixando o mercado ou mudando seu foco porque não tem poder financeiro por exemplo, para concorrer com as grandes empresas de investimentos altíssimos.
O investimento sem dúvida é importantíssimo, mas não adianta a empresa ter grandes valores para investir, se ela, através dos seus executivos, não sabem fazer corretamente. Já presenciei grandes empresas que perderam boa parte do mercado para empresas consideradas menores e “não favoritas” a estarem em um patamar mais elevado, isso porque investiram no caminho errado, ou seja, erraram feio.
Colocamos aqui, alguns poucos exemplos de vários outros que temos por aí apenas para compartilhar com vocês que não devemos desistir de nada em momento algum, e nem abaixar a cabeça por se achar menos favorito ou menos competente que o fulano de tal, ou que a empresa X. Faça um planejamento bem alinhado, com organização, responsabilidade, ética, estude bem o mercado, as pessoas, ouça o cliente, busque aperfeiçoamento contínuo, nunca deixe de se preparar, a preparação ela é diária, minuto a minuto, e as vezes, segundo a segundo, participe de eventos, nunca deixe de estudar, e você vai perceber que quando olhar para você e/ou para a sua empresa, vai enxergar apenas uma coisa, outro grande favorito.
Você já perdeu oportunidades, por não acreditar que também era um dos favoritos? Sua empresa já perdeu mercado por acreditar que ela não era uma das favoritas? Favoritismo não é certeza de vitória, é apenas uma tendência de se ter mais chance, por isso, nunca desista.
Um Grande Abraço a Todos!
Comentários