Você Líder, Sabe se Defender?

Defender

Quando alguma coisa não dá certo, muitas pessoas procuram se defender, porém, adotam uma postura defensiva, e este é o grande erro, tanto é, que vários profissionais já ouviram a famosa frase: “Fulano, saia da defensiva.”

É evidente que quando não se atinge o resultado esperado, existem explicações, que devem ser discutidas e avaliadas para se buscar não culpados, mas sim, soluções para o presente e futuro, e quando isso acontece, as pessoas podem e devem se defender, porém, nunca na defensiva, mas não é nada fácil mudar esta postura.

Existem algumas medidas que podem e devem ser tomadas para sair desta posição incomoda, chamada defensiva.

A primeira medida é pedir para um amigo, que pode ser alguém do trabalho ou não, mas que seja da sua total confiança, lhe fazer algumas perguntas sobre suas ideias, isso vai ajudá-lo a afinar e aprimorar o seu discurso.

A segunda medida é fazer exercícios de relaxamento, principalmente a dos músculos da face, que são aqueles que mais demostra seu estado de espírito, é necessário também até praticar o seu sorriso, pois a intenção é você transmitir, que está ciente, consciente, mas acima de tudo que está no controle.

Outra medida importante é concentrar-se na respiração, inspire  profundamente e expire devagar, isso fará você manter a tranquilidade, o foco e a respiração equilibrada.

A última medida que deve ser adotada é aprender a falar lentamente quando as outras pessoas estiverem mais agitadas, as palavras precisam ser pronunciadas de forma comedida e sem emoção, mas com razão, convicção e coerência. Neste momento você precisa transmitir serenidade e equilíbrio, principalmente se estiver lidando com pessoas irritadas.

Controlar a irritação das pessoas não está ao seu alcance, mas manter o domínio sobre si próprio é necessário e fundamental para demonstrar liderança e controle em momentos de confronto, principalmente se o clima estiver hostil.

Se você tiver excelentes argumentos, serenidade, conhecimento, equilíbrio, foco, auto controle e disciplina, fique tranquilo, você vai se defender muito bem e sem ficar na defensiva, e mais, vai atingir resultados acima do esperado com certa facilidade.

Você já precisou se defender ou defender sua equipe? Você soube ou sabe se defender sem ficar na defensiva? Lembre-se, muitas vezes o ataque é a melhor defesa, mas é preciso saber atacar e mais, saber se de fato é a hora de atacar.

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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