Você Líder, Reconhece seus Erros?
Ao cometer algum tipo de erro, diz a boa educação e os bons princípios, que devemos reconhecer o erro e pedir desculpas pelo problema e/ou mal estar causado.
Quando falamos de líder, esta atitude é uma das principais virtudes cobradas de quem tem esta posição, caso contrário, não podemos chamar de líder e sim ditador ou até mesmo tirano.
Esta atitude acaba evitando grandes desavenças, conturbação de ambiente, perda de produtividade e traz de volta o entendimento nas relações interpessoais, deixando o ambiente leve e propício ao trabalho.
Porém, a realidade no mundo organizacional e na política, na maior parte das vezes não é bem essa, pois essa boa conduta nem sempre é percebida de uma maneira tão simples por parte de algumas pessoas que se acham ou se intitulam de líder.
Se você é de fato um Líder, deve usar ao máximo o bom senso e o discernimento sobre como se desculpar e reconhecer o erro, pois esse ato é visto como um sinal de fortaleza por algumas pessoas e organizações, o Líder de verdade não se diminui por admitir que errou, pelo contrário, afinal somos humanos e passíveis de erro.
Confiança e credibilidade é algo difícil de conquistar, porém, muito fácil de perder, empresas e equipes querem líderes que orientem e guiem empresas e liderados para caminhos de sucesso, e para isso, precisam ser íntegros, honestos, éticos, sinceros, transparentes e gostar de gente, saber liderar.
Ser líder, não tem nada a ver com aquele chefe do passado, carrancudo, mandão, pai da verdade, não ouve as pessoas, não tem senso crítico apurado, não é flexível, dá ordens, este tipo, o chamado chefe, não cabe mais no mundo atual.
Você é um líder ou um chefe? Você tem dificuldades em reconhecer seus erros perante a equipe e aos seus líderes? Como é seu líder? Ele reconhece os erros?
Um grande abraço a todos!
Comentários