Você Líder, Aceita Feedback dos seus Liderados?

Muito se fala em feedback, inclusive já foi tema de um de nossos posts aqui, mas fala-se mais de feedback para os liderados. Agora perguntamos: mas e o inverso, ou seja, dos liderados para os líderes? Como é isso? Acontece?

Muitos liderados tem falado sobre a dificuldade de falar com seus líderes sobre simples problemas do dia a dia, imaginem então a dificuldade de se dar um feedback a eles.

Para se ter um ambiente de trabalho saudável, leve, transparente e produtivo, uma das principais premissas é a liberdade do feedback, e isso não pode ser algo cheio de formalidades, ele tem que acontecer no dia a dia, tanto de um lado como de outro. Quando esta liberdade não é compartilhada, é só o liderado pode receber feedback, desculpe, mas você não é um líder e sim um chefe.

Nunca podemos esquecer que quando falamos em feedback, estamos falando em algo construtivo, que ajuda e faz a diferença na vida das pessoas, seja pessoal ou profissional.É algo maravilhoso dar e receber um feedback de forma clara, transparente e construtiva, você se sente melhor, mais produtivo, eficiente e importante, afinal, alguém se preocupou com a sua melhora e crescimento.

Não existe nada pior do que trabalhar em um lugar onde você não consegue se abrir e/ou dar um feedback para o seu liderado, ou no caso chefe, você enxergar coisas erradas e não pode opinar, não poder falar com seu chefe, não poder dizer que você está desconfortável com a situação “A” ou “B”, sem sofrer retaliação ou perseguição, mas se for um líder, com certeza você vai conseguir.

Se você é um chefe ou acha que é um líder, faça uma autoanálise e veja se você tem ouvido seus liderados, se eles de fato tem esta liberdade com você de apontar de forma construtiva os problemas, dar opiniões que eles tem sobre você. Se as respostas surgirem como negativas, é bom você rever os conceitos, pois está na contramão do que de fato é liderança. Vamos, mude, faça uma empresa melhor, revolucione o ambiente, melhore a produtividade, colabore para o aumento da motivação das pessoas, seja um líder de fato e não um chefe a moda antiga, isso também vai lhe fazer muito bem.

Você líder/chefe, aceita feedback dos seus liderados? Você liderado, tem esta liberdade com seu líder/chefe? Você respeita o líder/chefe que tem? O que falta para o seu chefe se tornar um líder de fato?

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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