Você já disse, isso não é meu Trabalho?
Quando começamos a trabalhar em uma empresa, somos contratados para executar um ou alguns tipos de trabalho, já no caso dos líderes, na maior parte das vezes, fazem o que a empresa precisa que seja feito.
Sendo assim, quando surgir uma tarefa, que não seja digna de sua atenção, não a descarte, pois esta atitude pode decepcionar o cliente, a empresa e os líderes, no caso de um líder, isso decepcionará sua própria equipe e o alto escalão da empresa, além de outras pessoas envolvidas na possível solução deste trabalho que não é seu.
Em muitos casos, o discurso “não é meu trabalho” é destrutivo para as empresas e para as pessoas que dizem e praticam esta frase. Você perde uma chance de aprender algo novo e crescer com isso, deixa de ajudar alguém que está precisando, deixa a empresa em situação delicada e etc..
Claro que não estamos falando aqui, que você deve fazer várias tarefas que não é da sua responsabilidade e virar um “escravo” do trabalho e da empresa. Estamos falando de exceções, de tarefas pontuais e emergenciais.
Para você que é líder, e quer evitar que esta síndrome tome conta de você e/ou da sua equipe, você pode fazer algumas coisas para evitar esta situação.
A primeira medida é ser claro diante das expectativas. Já na entrevista, mostre ao candidato que a empresa espera que os colaboradores não façam somente o trabalho do dia a dia, mas que também queira aprender coisas novas e fazer tarefas, que as vezes não se enquadram nas atribuições do cargo, isso pode ocorrer principalmente em empresas de pequeno porte.
A segunda medida a ser tomada é dar bons exemplos. O líder deve ser o primeiro, quando necessário, a aceitar novas tarefas e ajudar aqueles que estão com problemas ou em dificuldade, isso não significa que você quer se mostrar, querendo passar a imagem de que outras pessoas não estão preparadas, mas sim, aproveitar seu conhecimento, habilidade e talento para ajudar e passar o aprendizado.
A terceira medida é jamais fazer vista grossa. Quando alguém se recusar a fazer algum tipo de tarefa, dizendo “isso não é meu trabalho” o líder deve deixar claro, de forma educada e não em público, que não pode tolerar este tipo de conduta, a não ser que o motivo seja justificável, pois hoje em dia, principalmente nos momentos de crise, as empresas precisam de colaboradores flexíveis, que queiram colaborar, ajudar, aprender e crescer.
Você conhece pessoas que costuma dizer “isso não é meu trabalho”? Você já disse “isso não é meu trabalho” alguma vez? O que você acha, como cliente, quando as pessoas dizem “isso não é meu trabalho” e te deixam esperando?
Um grande abraço a todos!
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