Você já disse, isso não é meu Trabalho?

Má vontade

Quando começamos a trabalhar em uma empresa, somos contratados para executar um ou alguns tipos de trabalho, já no caso dos líderes, na maior parte das vezes, fazem o que a empresa precisa que seja feito.

Sendo assim, quando surgir uma tarefa, que não seja digna de sua atenção, não a descarte, pois esta atitude pode decepcionar o cliente, a empresa e os líderes, no caso de um líder, isso decepcionará sua própria equipe e o alto escalão da empresa, além de outras pessoas envolvidas na possível solução deste trabalho que não é seu.

Em muitos casos, o discurso “não é meu trabalho” é destrutivo para as empresas e para as pessoas que dizem e praticam esta frase. Você perde uma chance de aprender algo novo e crescer com isso, deixa de ajudar alguém que está precisando, deixa a empresa em situação delicada e etc..

Claro que não estamos falando aqui, que você deve fazer várias tarefas que não é da sua responsabilidade e virar um “escravo” do trabalho e da empresa. Estamos falando de exceções, de tarefas pontuais e emergenciais.

Para você que é líder, e quer evitar que esta síndrome tome conta de você e/ou da sua equipe, você pode fazer algumas coisas para evitar esta situação.

A primeira medida é ser claro diante das expectativas. Já na entrevista, mostre ao candidato que a empresa espera que os colaboradores não façam somente o trabalho do dia a dia, mas que também queira aprender coisas novas e fazer tarefas, que as vezes não se enquadram nas atribuições do cargo, isso pode ocorrer principalmente em empresas de pequeno porte.

A segunda medida a ser tomada é dar bons exemplos. O líder deve ser o primeiro, quando necessário, a aceitar novas tarefas e ajudar aqueles que estão com problemas ou em dificuldade, isso não significa que você quer se mostrar, querendo passar a imagem de que outras pessoas não estão preparadas, mas sim, aproveitar seu conhecimento, habilidade e talento para ajudar e passar o aprendizado.

A terceira medida é jamais fazer vista grossa. Quando alguém se recusar a fazer algum tipo de tarefa, dizendo “isso não é meu trabalho” o líder deve deixar claro, de forma educada e não em público, que não pode tolerar este tipo de conduta, a não ser que o motivo seja justificável, pois hoje em dia, principalmente nos momentos de crise, as empresas precisam de colaboradores flexíveis, que queiram colaborar, ajudar, aprender e crescer.

Você conhece pessoas que costuma dizer “isso não é meu trabalho”? Você já disse “isso não é meu trabalho” alguma vez? O que você acha, como cliente, quando as pessoas dizem “isso não é meu trabalho” e te deixam esperando?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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