Você Gerencia o Lidera?

Gerenciar

Temos muitos gerentes competentes e bem preparados, mas que como líderes são um verdadeiro fracasso. Como existem também excelentes líderes, mas que não são grandes administradores (gerentes).

Mas por que isso acontece? Simples, liderança e gerenciamento são coisas totalmente diferentes. Gerenciamento refere-se às coisas e liderança a pessoas. Segundo James C. Hunter em seu livro, De Volta ao Mosteiro, entre liderar e gerenciar está a diferença entre lidar com pessoas do pescoço para cima ou do pescoço para baixo.

Segundo ao autor, “Gerenciar pessoas do pescoço para baixo significa usar as mãos, as pernas e as costas delas, pagando o salário que o mercado determina. Os gerentes ditam ordens e exigem obediência, enquanto os verdadeiros líderes lidam com as pessoas do pescoço para cima”. Quem tem o dom e a capacidade de liderar, sabe influenciar e inspirar seus liderados na direção do comprometimento com a missão e a excelência.

O líder desenvolveu a habilidade de conquistar o coração, a mente, o espírito, a criatividade e a excelência das pessoas. Já os gerentes ou administradores que não desenvolveram esta habilidade, conseguem apenas a obediência e mediocridade das pessoas, que na maioria das vezes acontece somente na sua presença, pois quando viram as costas, a desordem pode predominar. Líderes inspiram compromisso e excelência, gerentes inspiram o medo e a falta de confiança.

Não estamos aqui culpando nenhum gerente, afinal eles são preparados para planejar, preparar orçamentos, resolver problemas, organização, leitura de balanços, táticas e outras várias coisas, e estão certos. Já os líderes, lidam com pessoas, são responsáveis por inspirar, apoiar e influenciar.

Gerenciamento é o que fazemos, já liderança é o que somos. Desta forma, o melhor seria ter gerentes a frente do planejamento, da estratégia, do financeiro, da resolução de problemas, e os líderes a frente das equipes de execução, enfim, cada um no seu lugar, fazendo o que sabem.

Quando alguém gerencia do pescoço para baixo, esta pessoa quer que sua equipe apenas trabalhe, faça o que foi mandado, sem pensar e dar ideias, muito menos fazer críticas, mesmo que construtivas. Já quando alguém lidera do pescoço para cima, esta pessoa quer mais, ela não quer que você apenas faça o trabalho, mas que pense o trabalho, que traga ideias e sugestões de como fazer melhor, e que faça críticas quando necessário, mas críticas construtivas, aquelas que vem ao encontro da melhora, do fazer melhor.

Como disse Ross Perot, fundador da EDS: “Quer gerenciar alguma coisa? Vá gerenciar seu estoque. Gente não se gerencia, lidera-se”.

Ficam aqui então as perguntas: Você gerencia ou lidera? Na sua empresa, você tem gerentes ou lideres? No tipo de trabalho que você realiza, é melhor um gerente ou um líder?

Um grade abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *