Você Gerencia o Lidera?
Temos muitos gerentes competentes e bem preparados, mas que como líderes são um verdadeiro fracasso. Como existem também excelentes líderes, mas que não são grandes administradores (gerentes).
Mas por que isso acontece? Simples, liderança e gerenciamento são coisas totalmente diferentes. Gerenciamento refere-se às coisas e liderança a pessoas. Segundo James C. Hunter em seu livro, De Volta ao Mosteiro, entre liderar e gerenciar está a diferença entre lidar com pessoas do pescoço para cima ou do pescoço para baixo.
Segundo ao autor, “Gerenciar pessoas do pescoço para baixo significa usar as mãos, as pernas e as costas delas, pagando o salário que o mercado determina. Os gerentes ditam ordens e exigem obediência, enquanto os verdadeiros líderes lidam com as pessoas do pescoço para cima”. Quem tem o dom e a capacidade de liderar, sabe influenciar e inspirar seus liderados na direção do comprometimento com a missão e a excelência.
O líder desenvolveu a habilidade de conquistar o coração, a mente, o espírito, a criatividade e a excelência das pessoas. Já os gerentes ou administradores que não desenvolveram esta habilidade, conseguem apenas a obediência e mediocridade das pessoas, que na maioria das vezes acontece somente na sua presença, pois quando viram as costas, a desordem pode predominar. Líderes inspiram compromisso e excelência, gerentes inspiram o medo e a falta de confiança.
Não estamos aqui culpando nenhum gerente, afinal eles são preparados para planejar, preparar orçamentos, resolver problemas, organização, leitura de balanços, táticas e outras várias coisas, e estão certos. Já os líderes, lidam com pessoas, são responsáveis por inspirar, apoiar e influenciar.
Gerenciamento é o que fazemos, já liderança é o que somos. Desta forma, o melhor seria ter gerentes a frente do planejamento, da estratégia, do financeiro, da resolução de problemas, e os líderes a frente das equipes de execução, enfim, cada um no seu lugar, fazendo o que sabem.
Quando alguém gerencia do pescoço para baixo, esta pessoa quer que sua equipe apenas trabalhe, faça o que foi mandado, sem pensar e dar ideias, muito menos fazer críticas, mesmo que construtivas. Já quando alguém lidera do pescoço para cima, esta pessoa quer mais, ela não quer que você apenas faça o trabalho, mas que pense o trabalho, que traga ideias e sugestões de como fazer melhor, e que faça críticas quando necessário, mas críticas construtivas, aquelas que vem ao encontro da melhora, do fazer melhor.
Como disse Ross Perot, fundador da EDS: “Quer gerenciar alguma coisa? Vá gerenciar seu estoque. Gente não se gerencia, lidera-se”.
Ficam aqui então as perguntas: Você gerencia ou lidera? Na sua empresa, você tem gerentes ou lideres? No tipo de trabalho que você realiza, é melhor um gerente ou um líder?
Um grade abraço a todos!
Comentários