Você Faz Corpo Mole?

corpo mole

Muito se fala dentro e fora das empresas sobre colaboradores que fazem corpo mole, aqueles que trabalham menos que devia, que não se comprometem conforme o esperado, que fazem de tudo para conturbar o ambiente e não param de reclamar. Já presenciei situações parecidas e acredito que vocês também.

Quando esse tipo de problema ocorre, é necessário tentar entender os motivos que levaram este ou estes colaboradores a agirem desta forma. Conversar bastante com o colaborador ou colaboradores, de forma individual, é fundamental para tentar recuperá-lo(s). Normalmente o corpo mole ocorre por insatisfação com a empresa, com os parceiros de trabalho, com o líder e por conta do próprio colaborador.

Cada um tem uma forma de agir, de reagir e de aceitar ou não este tipo de situação. Vejo o corpo mole, como uma atitude nada ética e totalmente errada. Algumas pessoas querem ser mandadas embora da empresa e começam a fazer corpo mole, com isso, acham que vão conseguir a tão sonhada demissão com todos os direitos, mas não é desta forma que se faz. Seja qual for o motivo, o correto é falar com o seu líder e/ou com o Departamento de Recursos Humanos e tentar ajustar a situação para ficar na empresa, fazer um acordo para sair pela porta da frente ou então pedir as contas, mas o importante é sair de portas abertas, sem ter a necessidade de fazer coisas que não sejam éticas e corretas.

Outra situação que ocorre é a pessoa fazer corpo mole por não gostar do seu líder, do seu gerente ou como alguns preferem, do chefe ou por não concordarem com seus métodos. Quando isso ocorre, o certo é falar diretamente com o líder, e se não der resultado, procurar o Departamento de Recursos Humanos e buscar a melhor alternativa.

Pode ocorrer também do colaborador não se adaptar a sua equipe de trabalho e passar a ter problemas de relacionamento, com isso, faz corpo mole achando ser este, o melhor caminho para ser desligado da empresa. Novamente valem as atitudes já escritas acima, ou seja, diálogo aberto com seu líder e/ou Departamento de Recursos Humanos para entender o que está acontecendo e o que pode ser feito para melhorar esta relação.

Vivemos em um mundo onde o diálogo tem faltado cada vez mais, com isso, imperam a violência, a injustiça, a falta de credibilidade, a desconfiança e a irresponsabilidade. Desta forma, quando você faz corpo mole, você atrapalha a empresa, atrapalha você, as pessoas que gostam de você, a sua vida pessoal e profissional e o cliente, que paga para receber de você o melhor atendimento, o melhor serviço e/ou o melhor produto. No futebol, por exemplo, muito se fala de jogadores que fazem corpo mole para derrubar o treinador. Você acha isso correto com o torcedor, que as vezes gasta o que não tem para comprar um ingresso e ao chegar lá, vê dentro de campo, jogadores não se dedicando para perderem e derrubar o treinador? Pensem bem antes de fazer o chamado corpo mole, pois todos perdem com isso, e ninguém ganha.

Você já fez corpo mole? Conhece alguém que tenha feito corpo mole? Você acha correto fazer corpo mole?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *