Você Faz Corpo Mole?
Muito se fala dentro e fora das empresas sobre colaboradores que fazem corpo mole, aqueles que trabalham menos que devia, que não se comprometem conforme o esperado, que fazem de tudo para conturbar o ambiente e não param de reclamar. Já presenciei situações parecidas e acredito que vocês também.
Quando esse tipo de problema ocorre, é necessário tentar entender os motivos que levaram este ou estes colaboradores a agirem desta forma. Conversar bastante com o colaborador ou colaboradores, de forma individual, é fundamental para tentar recuperá-lo(s). Normalmente o corpo mole ocorre por insatisfação com a empresa, com os parceiros de trabalho, com o líder e por conta do próprio colaborador.
Cada um tem uma forma de agir, de reagir e de aceitar ou não este tipo de situação. Vejo o corpo mole, como uma atitude nada ética e totalmente errada. Algumas pessoas querem ser mandadas embora da empresa e começam a fazer corpo mole, com isso, acham que vão conseguir a tão sonhada demissão com todos os direitos, mas não é desta forma que se faz. Seja qual for o motivo, o correto é falar com o seu líder e/ou com o Departamento de Recursos Humanos e tentar ajustar a situação para ficar na empresa, fazer um acordo para sair pela porta da frente ou então pedir as contas, mas o importante é sair de portas abertas, sem ter a necessidade de fazer coisas que não sejam éticas e corretas.
Outra situação que ocorre é a pessoa fazer corpo mole por não gostar do seu líder, do seu gerente ou como alguns preferem, do chefe ou por não concordarem com seus métodos. Quando isso ocorre, o certo é falar diretamente com o líder, e se não der resultado, procurar o Departamento de Recursos Humanos e buscar a melhor alternativa.
Pode ocorrer também do colaborador não se adaptar a sua equipe de trabalho e passar a ter problemas de relacionamento, com isso, faz corpo mole achando ser este, o melhor caminho para ser desligado da empresa. Novamente valem as atitudes já escritas acima, ou seja, diálogo aberto com seu líder e/ou Departamento de Recursos Humanos para entender o que está acontecendo e o que pode ser feito para melhorar esta relação.
Vivemos em um mundo onde o diálogo tem faltado cada vez mais, com isso, imperam a violência, a injustiça, a falta de credibilidade, a desconfiança e a irresponsabilidade. Desta forma, quando você faz corpo mole, você atrapalha a empresa, atrapalha você, as pessoas que gostam de você, a sua vida pessoal e profissional e o cliente, que paga para receber de você o melhor atendimento, o melhor serviço e/ou o melhor produto. No futebol, por exemplo, muito se fala de jogadores que fazem corpo mole para derrubar o treinador. Você acha isso correto com o torcedor, que as vezes gasta o que não tem para comprar um ingresso e ao chegar lá, vê dentro de campo, jogadores não se dedicando para perderem e derrubar o treinador? Pensem bem antes de fazer o chamado corpo mole, pois todos perdem com isso, e ninguém ganha.
Você já fez corpo mole? Conhece alguém que tenha feito corpo mole? Você acha correto fazer corpo mole?
Um grande abraço a todos!
Comentários