Você é uma Pessoa Flexível?

bambu

Segundo o dicionário Michaelis, flexível significa: Que se pode curvar. Que se pode dobrar. Fácil de dobrar ou curvar sem quebrar. Maleável.

Hoje em dia muitas coisas mudaram, principalmente no que se refere a relacionamento, sendo assim, aquelas pessoas bravas, arrogantes, mal humoradas, que adotam a política tolerância zero, não tem mais espaço.

A forma de se relacionar hoje chama-se flexibilidade e não mais autoritarismo. A flexibilidade significa manter a mente aberta, receber de braços abertos ideias novas, pontos de vista diferentes, se adaptar as mudanças, se curvar um pouco para deixar um cliente feliz, entender as dificuldades e as opiniões dos liderados.

Precisamos admitir que não somos perfeitos, por isso erros são cometidos, sendo assim, as circunstâncias mudarão e novas informações surgirão com o objetivo de melhorar algo que não estava indo bem, desta forma, se você não for flexível o suficiente para rever suas atitudes, suas normas, políticas e procedimentos você perderá como empresa, clientes para outra empresa que são maleáveis, isso vale também para os colaboradores da sua empresa, que ao perceber que seus líderes não são pessoas flexíveis, irão embora, reforçar o concorrente.

Os líderes atuais não estão abertos apenas para as novas ideias, eles são devoradores de novas ideias, eles não são apenas adaptáveis, mas estão sempre ávidos para melhoras o jeito que as coisas são feitas, e isso precisa acontecer de forma rápida.

Quantas empresas não expõem claramente políticas inflexíveis, deixando os clientes sem opção, sendo obrigado a recorrer aos órgãos de defesa do consumidor, redes sociais e etc.

As melhores empresas sabem que os procedimentos precisam ser flexíveis, tanto para os clientes como para os colaboradores, varejistas, por exemplo, promovem planos de pagamentos flexíveis para os seus clientes, já outras empresas, criam horários flexíveis para os seus colaboradores, e assim sucessivamente.

A flexibilidade deixa o relacionamento e o ambiente mais saudáveis e produtivos, trazendo os resultados esperados por todos, empresas, colaboradores e clientes.

Existe um velho provérbio chinês que aconselha os líderes a serem como bambu: fortes, robustos e firmemente enraizados, mas capazes de se curvar ao vento. Você pode ser líder ou não, mas quando se fala em prestar um excelente atendimento, esta deveria ser sua missão inflexível, já a forma como você concretiza esta missão precisa ser tão flexível quanto o bambu, pense nisso.

Você é afinal uma pessoa flexível? Seus líderes são flexíveis? Sua empresa é flexível?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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