Você é um Robô?

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Com o mercado cada vez mais concorrido, os clientes mais exigentes, somado a necessidade de atender rapidamente, apresentando qualidade e inovação, muitas empresas visando atender essas necessidades para se tornar competitiva e ainda baixar custos, se viram obrigadas a investir em robôs, ou melhor, uras que funcionam com softwares que falam com clientes e os orientam em várias necessidades.

É evidente que ainda existem dúvidas sobre a eficiência deste trabalho, onde muitos reclamam que preferem falar com alguém de verdade e não com uma máquina, mas enfim, isso mostra que ainda temos um longo caminho a percorrer visando equilibrar esta satisfação, além de equilibrar o chamado custo x receita.

O que vamos falar aqui é algo diferente e que irrita diversos clientes, se não a maioria. Estamos falando das pessoas que trabalham com atendimento e atendem os clientes de uma forma que se assemelha de fato a um robô.

Com a evolução da tecnologia, o relacionamento olho no olho, o tratamento direto através da voz ao vivo, está perdendo espaço, e o pouco espaço que ainda resta, é ocupado na maioria das vezes por atendentes robôs, ou seja, aqueles que ficam repetindo as mesmas coisas várias vezes ao mesmo cliente, ou pior, aqueles que demonstram não ter o mínimo de conhecimento e conteúdo para desenvolver uma conversa de alto nível com os clientes, visando simplesmente direcionar e solucionar as questões dentro do menor tempo possível, trazendo ao cliente confiança e tranquilidade.

Isso ocorre devido a não termos na maioria das empresas pessoas certas nos lugares certos, principalmente em áreas estratégicas. Temos líderes que na verdade são chefes, ou seja, só sabem mandar, e pior, até para isso o fazem errado, pessoas da área de treinamento também despreparadas, desatualizadas, que na maior parte das vezes vai ministrar um treinamento sem conhecer os colaboradores, o perfil dos clientes, e pior, em certos casos, não conhecem nem as metas e os produtos da empresa.

O atendimento é algo dinâmico, onde é preciso ter interação, empatia, sorriso na voz, gostar de gente, gostar de solucionar problemas, ser ágil, educado, compreensivo, conhecer o trabalho, as normas, os procedimentos, os produtos e/ou serviços, e saber separar pessoas de problemas.

O atendimento jamais pode ser algo robótico, onde os atendentes não sintam na pele aquele momento, não consigam desenvolver um diálogo inteligente com o cliente no intuito de solucionar aquele caso no menor tempo possível com um grau de stress baixo.

Sendo assim, é preciso dar uma sacudida geral no mercado e mudar o formato dos treinamentos, é primordial se atualizar, estudar muito para conhecer a arte chamada atendimento, para aí sim, fazer um atendimento de verdade, com o perfil de um  verdadeiro profissional de atendimento. Não existe nada pior para um cliente do que ficar ouvindo um atendente respondendo a mesma coisa para várias perguntas, sem o mínimo de entusiasmo e vontade.

Você também é um robô no atendimento? Na sua empresa, existem robôs ou profissionais de atendimento? Sua empresa oferece um treinamento robótico ou não?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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