Você é um Profissional Ultrapassado?
Após a derrota do Brasil na Copa do Mundo, muito se falou e ainda se fala, sobre os técnicos brasileiros estarem ultrapassados, que não se atualizaram, e com isso pararam no tempo. Será que isso de fato é verdade?
No mundo de hoje, o que sabemos é que as coisas mudam em uma velocidade jamais vista, isso vale para tudo, imagine a sua TV, o seu computador e/ou seu celular.
Veja também os automóveis, caminhões, ônibus, trens, os aparelhos de GPS, as formas de rastreamento, os aplicativos e etc.. Enfim, neste exato momento em que você está lendo esta notícia, algum lançamento está transformando seu aparelhinho recém-comprado em peça de museu.
Mas isso tudo faz parte de uma estratégia da indústria chamada “obsolescência programada”. É um plano de negócios de fabricantes de telefones, de roupas ou de carros com o objetivo de prever o envelhecimento de seus próprios produtos para que os consumidores sintam a necessidade de comprar novos modelos para se manterem atualizados.
Pode até soar como maléfico, mas isso chama-se competição, ou seja, você sempre precisa procurar algo para melhorar o que já existe no mercado, caso contrário, sempre vai aparecer alguém capaz de fazer um produto e/ou serviço melhor.
Mas, e você profissional? Você é um profissional ultrapassado também? Ainda não existe a obsolescência programada de pessoas, mas estar ultrapassado na carreira é um fato que ocorre com vários profissionais, porém eles não acreditam e relutam contra isso.
O mercado atual está cada vez mais exigente, e mesmo as pessoas competentes estão sendo demitidas, causando um clima de insegurança e ansiedade. Isso é uma pressão enorme para que o profissional se mantenha inteirado o tempo todo.
O profissional que conquistou muitas coisas no passado não está garantido no presente e muito menos no futuro, para isso acontecer, é preciso correr atrás de atualizações constantes.
Vejo muitos profissionais acomodados, deitados em berço esplêndido, achando que conhecem tudo e não precisam mais aprender, mas quando a esperada promoção não vem, na hora culpam a empresa.
Outros dizem que não conseguem se aperfeiçoar porque os cursos são caros e eles não têm poder aquisitivo para isso.
Hoje com a internet, não existem mais desculpas para não se aperfeiçoar, existem cursos até de graça na web, palestras e workshops, que se não são gratuitos tem preços bem acessíveis. Sem contar que existem Faculdades com valores também bem convidativos, enfim, não existe desculpa para você não se manter atualizado e garantir seu emprego.
É preciso querer, se programar, planejar e escolher os cursos certos e as leituras corretas. Vejo também muitos profissionais fazendo curso por fazer, achando que isso é uma forma de se atualizar, até poder ser, mas é uma forma de você se atualizar com algo novo, mas não com sua atividade afim, ou seja, com suas tarefas e obrigações diárias.
Depois do que falamos aqui, agora é com você, vamos arregaçar as mangas e se aperfeiçoar, caso contrário, seus dias empregado estão contados.
Como ocorrem com os produtos que ficam velhos logo após o lançamento, os profissionais devem começar a se preocupar para evitar a obsolescência antes mesmo de amadurecer. O melhor a fazer é usar o medo de ficar para trás a seu favor. Estar ultrapassado não é o fim do mundo, é apenas um sinal de que você precisa reagir e aprender coisas e formas novas.
Você é um profissional ultrapassado? Você faz o que para se atualizar? Sua empresa apóia o aperfeiçoamento dos profissionais?
Um grande abraço a todos!
Comentários