Você é um Profissional Ultrapassado?

Ultrapassado

Após a derrota do Brasil na Copa do Mundo, muito se falou e ainda se fala, sobre os técnicos brasileiros estarem ultrapassados, que não se atualizaram, e com isso pararam no tempo. Será que isso de fato é verdade?

No mundo de hoje, o que sabemos é que as coisas mudam em uma velocidade jamais vista, isso vale para tudo, imagine a sua TV, o seu computador e/ou seu celular.

Veja também os automóveis, caminhões, ônibus, trens, os aparelhos de GPS, as formas de rastreamento, os aplicativos e etc.. Enfim, neste exato momento em que você está lendo esta notícia, algum lançamento está transformando seu aparelhinho recém-comprado em peça de museu.

Mas isso tudo faz parte de uma estratégia da indústria chamada “obsolescência programada”. É um plano de negócios de fabricantes de telefones, de roupas ou de carros com o objetivo de prever o envelhecimento de seus próprios produtos para que os consumidores sintam a necessidade de comprar novos modelos para se manterem atualizados.

Pode até soar como maléfico, mas isso chama-se competição, ou seja, você sempre precisa procurar algo para melhorar o que já existe no mercado, caso contrário, sempre vai aparecer alguém capaz de fazer um produto e/ou serviço melhor.

Mas, e você profissional? Você é um profissional ultrapassado também? Ainda não existe a obsolescência programada de pessoas, mas estar ultrapassado na carreira é um fato que ocorre com vários profissionais, porém eles não acreditam e relutam contra isso.

O mercado atual está cada vez mais exigente, e mesmo as pessoas competentes estão sendo demitidas, causando um clima de insegurança e ansiedade. Isso é uma pressão enorme para que o profissional se mantenha inteirado o tempo todo.

O profissional que conquistou muitas coisas no passado não está garantido no presente e muito menos no futuro, para isso acontecer, é preciso correr atrás de atualizações constantes.

Vejo muitos profissionais acomodados, deitados em berço esplêndido, achando que conhecem tudo e não precisam mais aprender, mas quando a esperada promoção não vem, na hora culpam a empresa.

Outros dizem que não conseguem se aperfeiçoar porque os cursos são caros e eles não têm poder aquisitivo para isso.

Hoje com a internet, não existem mais desculpas para não se aperfeiçoar, existem cursos até de graça na web, palestras e workshops, que se não são gratuitos tem preços bem acessíveis. Sem contar que existem Faculdades com valores também bem convidativos, enfim, não existe desculpa para você não se manter atualizado e garantir seu emprego.

É preciso querer, se programar, planejar e escolher os cursos certos e as leituras corretas. Vejo também muitos profissionais fazendo curso por fazer, achando que isso é uma forma de se atualizar, até poder ser, mas é uma forma de você se atualizar com algo novo, mas não com sua atividade afim, ou seja, com suas tarefas e obrigações diárias.

Depois do que falamos aqui, agora é com você, vamos arregaçar as mangas e se aperfeiçoar, caso contrário, seus dias empregado estão contados.

Como ocorrem com os produtos que ficam velhos logo após o lançamento, os profissionais devem começar a se preocupar para evitar a obsolescência antes mesmo de amadurecer. O melhor a fazer é usar o medo de ficar para trás a seu favor. Estar ultrapassado não é o fim do mundo, é apenas um sinal de que você precisa reagir e aprender coisas e formas novas.

Você é um profissional ultrapassado? Você faz o que para se atualizar? Sua empresa apóia o aperfeiçoamento dos profissionais?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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