Você é um Chefe que Grita ou um Líder que Conversa?
Imaginem um ambiente de trabalho onde a comunicação do líder com seus liderados é baseada no grito. Com certeza, a grande maioria das pessoas já presenciou ou foi vítima de cenas deste tipo, e com certeza não se sentiram nada bem.
Muitos se explicam dizendo que o motivo justifica o meio, porém, gritar com alguém é um recurso absolutamente desnecessário, inadequado e totalmente ultrapassado, mas infelizmente em muitas empresas, os líderes continuam gritando com seus liderados, os deixando na maioria das vezes em situação de profunda humilhação.
Se você é líder e gosta de gritar, isso demonstra somente um despreparo pessoal e profissional para liderar pessoas ou mesmo para apenas interagir com elas, pois o grito passa a imagem de arrogância e/ou profunda rebeldia.
Outra situação que devemos deixar claro, é que quem grita não pode ser chamado ou considerado líder, pois líderes conversam, ajudam, apoiam, motivam e jamais gritam. As pessoas que gritam podem ser chamadas no máximo de chefe, pois agem desta forma para exibir um poder que julgam possuir, o famoso quem manda aqui sou eu. Poder, se conquista com respeito, competência, solidariedade, transparência, educação, justiça e apoio, jamais com gritos.
Lembramos também, que o grito equivale à agressão física em vários sentidos: pois magoa, constrange, machuca, desune e divide equipes, pois os parceiros de trabalho tendem a tomar partido das pessoas humilhadas com os gritos. Dependendo da frequência e da forma desses gritos, podem ser considerados como assédio moral e causar sérios problemas para o chefe e para a empresa.
Desta forma, quando os responsáveis por esta “forma arcaica de gestão” são supervisores, gerentes e diretores, a situação é muito séria e precisa ser solucionada de forma rápida e transparente para que o clima não se deteriore e para que aquela gritaria não contamine outros profissionais e outras áreas, dando inclusive abertura para processos.
Para uma empresa que deseja crescer e prosperar dentro de um mercado altamente concorrido como o que existe hoje em dia, estas atitudes precisam ser banidas imediatamente através de medidas corretivas e preventivas.
Você já foi vítima de gritos do seu chefe? Na sua empresa, existem chefes que gritam ou líderes abertos ao diálogo? Você já foi um chefe que gritava e hoje mudou de atitude? Você acha que gritar transmite comando?
Um grande abraço a todos!
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