Você é Razão ou Emoção?

Emoção  Razão-Calmo

Esta escolha entre razão e emoção está presente no dia-a-dia de qualquer pessoa do mundo, mas para as pessoas que exercem cargos de liderança, ela é mais forte e mais presente.

Por isso, estes profissionais devem ficar sempre alertas, e estarem muito bem preparados para que a emoção não supere a razão na hora das decisões. Com certeza, não é uma tarefa fácil, principalmente dentro da nossa cultura, onde a emoção é muito significante.

A verdade é que com o passar do tempo, as pessoas se apegam com aquelas que trabalham com elas, com isso, passam a gostar dessas pessoas, e aí esta o perigo, pois na grande maioria das vezes, isso acabada nos deixando cegos para enxergar o que de fato estas pessoas são como profissionais.

O líder que toma decisões considerando mais a emoção, ou seja, o relacionamento que tem com o liderado, do que a capacidade profissional que ele oferece, corre um sério risco de prejudicar a empresa, o liderado e a ele próprio. Já presenciei casos assim. Certa vez, um gerente promoveu um atendente para supervisor. Ele era um bom atendente e uma pessoa muito boa, de ótimo caráter e trabalhador, porém, era imaturo para um cargo de tamanha responsabilidade. Mesmo assim, este gerente o promoveu, e só para resumir, em menos de três meses ele foi desligado da empresa, pois enfrentou sérias dificuldades com a equipe, além da pressão que vinha da Diretoria, infelizmente perdeu-se um bom atendente devido a uma promoção feita na hora errada e por amizade (emoção).

Este tipo de atitude, acaba por gerar em alguns colaboradores um sentimento de injustiça, criando um ambiente altamente desmotivador, causando com isso, impacto na performance da equipe e da empresa, o que, por sua vez, pode fazer com que o líder perca posições ou seja preterido em promoções futuras dentro da empresa.

Partindo deste princípio, quem exerce o papel de líder precisa trabalhar muito bem este lado de separar a amizade do ambiente profissional, procurando levar sempre em consideração o que é correto para a empresa. Um exemplo bem claro disso foi em um passado pouco distante, onde o técnico da Seleção Brasileira de vôlei masculino Bernardo Rezende (Bernardinho), devido a um problema de ordem disciplinar deixou de fora da seleção um dos maiores levantadores do mundo e capitão da equipe, o campeão Ricardinho. Quando o técnico tomou esta atitude, foi criticado por alguns no início, mas ele se manteve com a razão controlando a emoção, afinal se tratava do melhor levantador do mundo, mesmo assim, o Brasil continuou conquistando títulos de forma brilhante. Depois de um bom tempo, Ricardinho retornou a Seleção, mas no momento correto.

Para os profissionais lidar bem com esta questão da razão x emoção, e evitar priorizar a amizade em vez da empresa, é fundamental se autoconhecer, para saber se é mais emoção ou mais razão. Existem várias técnicas e exercícios para facilitar este autoconhecimento, um deles é escrever os fatores que o norteia nas tomadas de decisões e partilhar com a chefia e colegas para ter a certeza se você está utilizando mais um ou mais o outro.

Mas lembrem-se, não estamos colocando aqui que você precisa ser uma pessoa fria, sisuda, que esqueça o lado humano e não tenha dentro de si nenhuma emoção, você apenas precisa saber utilizar esta emoção a favor da razão. Muitas vezes, a emoção faz parte de uma decisão através da razão, não esqueça. A emoção é importantíssima, mas não dita as regras, ela muitas vezes auxilia. O ideal seria talvez, alguém com um pouco das duas.

Você é razão ou emoção? Seu líder é razão ou emoção? Você tem preferência por uma ou outra, ou prefere um pouco das duas?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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