Você é Feliz no Trabalho?

alegria no trabalho

Esta pergunta ronda os profissionais brasileiros a muito tempo, e a maior parte das respostas é não. Esta é sem dúvida uma questão que tem incomodado cada vez mais as empresas e os profissionais. Claro que dá para ser feliz no trabalho, mas não é uma tarefa fácil.

Para trabalhar feliz, é necessário que o dia-a-dia dos profissionais sejam parte dos seus sonhos, ou seja, o velho conceito de deixar o trabalho em segundo plano precisa mudar urgentemente. O trabalho faz parte da vida do ser humano, sendo assim, ele precisa ser valorizado e para valorizar algo ele precisa trazer felicidade, prazer, boas lembranças.

Mas claro que não é só isso, a felicidade no trabalho depende de uma série de fatores complementares que precisam ser avaliados e aplicados pelas empresas, mas como na vida pessoal, no trabalho não é diferente, ou seja, por mais paixão que você tenha pelo seu trabalho não é possível ser feliz o tempo todo, existem os altos e baixos, mas se você está feliz, estas situações são superadas mais facilmente.

Para as pessoas se sentirem felizes no trabalho, alguns fatores são fundamentais e não podem ser desprezados. O primeiro é gostar daquilo que faz, este é sem dúvida o mais importante, pois para ser feliz é necessário fazer algo que desperte paixão, que tirem as pessoas da cama com aquele “pic” de querer chegar logo ao trabalho e realizar as tarefas necessárias com alegria. Somente desta forma, as pessoas serão boas naquilo que fazem, conquistando o respeito dos outros.

Respeitar os líderes é outro ponto importante, respeitar e ser respeitado pelos líderes, ter confiança, ser inspirado por eles e receber feedbacks constantes, deixa o ambiente mais leve e as pessoas mais felizes.

Outro ponto importante para as pessoas se sentirem felizes é ter pela frente novos desafios e novos aprendizados, com isso, as pessoas se sentem mais estimuladas e confiantes, pois para o profissional feliz, aprender novas coisas é sempre bom. As vezes, e isso tem aumentado cada vez mais, estes novos desafios significa largar o emprego atual e criar o seu próprio negócio em outras cidades ou até em outros países, buscando melhor qualidade de vida.

Outra situação que deixa o profissional feliz e motivado é o fato de trabalhar em uma empresa que estimula o crescimento, nada melhor do que ver que as empresas e seus líderes se preocupam com o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

O profissional se sentir valorizado, também traz felicidade e a alegria necessária para buscar novos desafios e melhores resultados, pois com isso, vem também salários melhores e oportunidades de promoções.

Outro fator de fundamental importância para manter a felicidade e o bom ambiente é saber lidar com conflitos, é preciso saber separar o pessoal do profissional, as discussões são necessárias, mas devem ser sadias e ter o intuito de buscar a melhor alternativa para conseguir o melhor resultado possível.

Ser feliz no trabalho significa ainda investir na própria carreira, o preparo profissional para assumir novos cargos na empresa faz parte desta felicidade, pois um profissional atualizado, que faz cursos e participa de palestras periodicamente, mantém o networking fortalecido, com isso, terá uma carreira mais motivada.

Você é feliz no trabalho? Você acredita em felicidade no trabalho? Você conhece pessoas que são felizes no trabalho?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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