Você Cuida da sua Voz?

Voz

A voz é um aspecto importantíssimo na comunicação para todos os seres humanos, mas especificamente para o profissional de atendimento é algo fundamental.

Sendo assim, é primordial termos alguns cuidados com a voz para não sofrermos no futuro que pode estar muito próximo, de problemas com as cordas vocais, e isso vale não somente para o trabalho, mas para a nossa vida como um todo.

Para o profissional de atendimento em específico, principalmente para quem faz atendimento por telefone, a voz demostra como estamos. Por isso, nunca esqueça, a voz é um dos aspectos da comunicação que mais chama a atenção do outro. A voz é o seu cartão de visita, que revela aspectos importantes para a pessoa que está ouvindo, com isso, dependendo do jeito com que você fala, ela reage de forma melhor ou pior, nervosa, alegre, tensa, moderada e etc.

Sendo assim, o cuidado com a voz é de extrema e fundamental necessidade. Você tem cuidado da sua voz como se deve? Você sabe quais os principais cuidados que devemos ter?

O primeiro cuidado que devemos ter é não gritar. Muitas vezes, quando estamos em um lugar muito barulhento, sem perceber, acabamos competindo com o barulho para conseguirmos nos comunicar, isso é muito ruim e causa estragos, como rouquidão por exemplo.

Outro cuidado é beber muita água, mas deve ser água em temperatura ambiente, nada de água gelada. Devemos beber pequenos goles durante o dia, pois a água ao passar pelas pregas vocais, hidrata essa região, para que assim, as cordas vibrem com mais facilidade.

Consumir alimentos saudáveis é outro cuidado muito importante para a voz. Devemos evitar alimentos muito pesados que causam azia e má digestão. Antes de usar a voz, evite principalmente alimentos derivados do leite, como chocolate por exemplo, pois esses alimentos fazem com que haja um aumento de secreção na região vocal. Um alimento que ajuda muito, e é saudável para as cordais vocais é a maçã.

O cigarro que é inimigo de diversas partes do nosso corpo, é também o inimigo número 1 da voz. Um dos maiores cuidados que você pode ter com a sua voz é não fumar, pois a fumaça do fumo pode causar edema, infecções e aumentar as chances de câncer de laringe e de pulmões.

Bebidas como café, refrigerantes e alcool irritam a laringe, por isso, não abusar dessas bebidas é um outro cuidado importante com a sua voz.

O ato de bocejar é um grande cuidado que você dá a voz, sendo assim, ao acordar, pode se espreguiçar, fazer alongamentos e bocejar bastante, pois desse jeito você vai alongar suas cordas vocais.

A postura é um outro cuidado fundamental que devemos ter para cuidar da voz. Devemos manter uma postura sempre ereta quando estivermos falando. Nunca incline a cabeça, não esqueça, esses cuidados devem ser tomados inclusive quando estamos falando ao telefone ou celular.

O grande vilão hoje em dia dentro das empresas é o ar-condicionado, pois ele prejudica a voz porque resseca o trato vocal, o que exige um esforço acima do normal às pregas vocais, sendo assim, todo cuidado é pouco.

Quando estiver com gripe, crise alérgica, cansado e etc., evite falar muito, pois estará prejudicando sua voz, este é um cuidado muito importante e que poucas pessoas tem.

O último cuidado que devemos ter e que poucos percebem, é evitar o uso de roupas apertadas na região do pescoço e cintura, pois isso vai dificultar o movimento da laringe e do diafragma.

Será que você toma todos esses cuidados? Você achou que alguns desses cuidados era besteira? Você se preocupa com a voz? Como é a sua voz? Sua voz já foi elogiada? Você já fez algum tratamento ou faz algum acompanhamento com um fonoaudiólogo?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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