Você Critica sua Empresa para os Clientes?

criticas

Ultimamente tenho ouvido colaboradores criticarem suas empresas abertamente para os clientes, e sem nenhum constrangimento, como se fosse algo normal.

Só no mês de Outubro eu ouvi críticas de 15 colaboradores sobre suas empresas e/ou parceiros de trabalho, algo muito ruim não só para as empresas envolvidas, como também para os próprios colaboradores.

As críticas, sem dúvida, devem ser feitas no momento em que enxergamos algo errado, porém, ela precisa ser feita de forma construtiva, no momento certo e para a pessoa ou pessoas certa(s), caso contrário, não é algo saudável e muito menos ético.

Eu como cliente me senti constrangido em ouvir as críticas feitas da forma que foram colocadas, as mesmas iam desde as políticas de benefícios, passando por insatisfação dos clientes e chegando até os parceiros de trabalho, enfim, uma tamanha falta de ética e de preparo destes colaboradores, que claro, não são os únicos culpados.

Quando você faz críticas da sua empresa de forma aberta, ou seja, para todos ouvirem, inclusive clientes, você está passando uma imagem negativa de você mesmo(a) e tenha certeza de uma coisa, se o cliente que está ouvindo a sua crítica, independente dele estar sendo atendido por você ou não, dificilmente ele te contrataria ou indicaria para alguém.

Nunca esqueçam, o cliente, como você também, na sua maioria, trabalha em uma empresa, é proprietário ou sócio, ou ainda pode conhecer alguém que precisa de pessoas para trabalhar em algum lugar, por isso, cuidado com o que fala, de quem fala e para quem fala, pois muitas vezes você pode perder grandes chances de emprego e não vai saber porque.

Tenham sempre em mente uma coisa, não existem empresas perfeitas, como também não existem líderes perfeitos e nem colaboradores perfeitos, mas existem aquelas empresas e pessoas que chegam perto da perfeição, mas isso só se atinge com muito diálogo, respeito, ética, equilíbrio, transparência e responsabilidade, nada além disso.

Sendo assim, se você tem problemas com a empresa, com seu líder, seus parceiros de trabalho e etc., procure sempre a pessoa certa para dialogar e expor a situação de forma clara, sincera e transparente, mas antes, faça uma profunda reflexão para saber se o problema não está em você.

Você já criticou sua empresa abertamente para os clientes? Conhece pessoas que já fizeram isso? Se você já fez ou se já presenciou alguém fazendo, qual foi sua reação posteriormente? Você acha correto fazer críticas sobre a empresa e/ou parceiros para os clientes?

Um Grande Abraço a Todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *