Você Corre Riscos ou Assume Riscos?
Segundo o dicionário Michaelis, risco significa: “possibilidade de perigo, incerto mas previsível, que ameaça de dano a pessoa ou a coisa. Risco bancário, é o que decorre do negócio entre banqueiros ou entre o banco e os correntistas. Risco profissional, perigo inerente ao exercício de certas profissões, o qual é compensado pela taxa adicional de periculosidade”.
Com um mercado cada vez mais concorrido e competitivo, os riscos passam a ser uma necessidade para quem quer inovar, se manter e prosperar no mercado, caso contrário, será superado pelo concorrente.
Mas é claro que não podemos sair em disparada, passando por inúmeros riscos sem estar devidamente preparado, pois se o risco faz parte do dia a dia e cria diferenciais, a responsabilidade e a sabedoria para enfrentá-los também é fundamental e necessário para não se dar alguns passos para trás.
Sendo assim, existe uma diferença muito grande entre correr riscos e assumir riscos, mas poucas pessoas e poucos profissionais sabem.
Correr riscos é agir sem ter as informações e o conhecimento necessários para se tomar decisões, é também não ter organização e planejamento para colocar em prática as ações necessárias para se chegar aos resultados almejados.
Já assumir riscos, é conhecer o tamanho dos mesmos, se preparar e se planejar para evitar surpresas, fazer um estudo amplo das situações e envolver a equipe. Assumir riscos é ainda enfrentá-los da maneira mais calculada possível.
Para ilustrar ainda mais esta diferença, o autor Carlos Hilsdorf diz em seu livro Atitudes Empreendedoras, que “só os amadores correm riscos. Profissionais assumem riscos. Não confunda ousadia e capacidade de assumir riscos com imaturidade, precipitação e coragem patológica”.
Você concorda com esta diferença entre amadores e profissionais? Você corre riscos ou assume riscos? Sua empresa e seu líder correm riscos ou assumem riscos?
Um grande abraço a todos!
Comentários