Você Corre Riscos ou Assume Riscos?

risco

Segundo o dicionário Michaelis, risco significa: “possibilidade de perigo, incerto mas previsível, que ameaça de dano a pessoa ou a coisa. Risco bancário, é o que decorre do negócio entre banqueiros ou entre o banco e os correntistas. Risco profissional, perigo inerente ao exercício de certas profissões, o qual é compensado pela taxa adicional de periculosidade”.

Com um mercado cada vez mais concorrido e competitivo, os riscos passam a ser uma necessidade para quem quer inovar, se manter e prosperar no mercado, caso contrário, será superado pelo concorrente.

Mas é claro que não podemos sair em disparada, passando por inúmeros riscos sem estar devidamente preparado, pois se o risco faz parte do dia a dia e cria diferenciais, a responsabilidade e a sabedoria para enfrentá-los também é fundamental e necessário para não se dar alguns passos para trás.

Sendo assim, existe uma diferença muito grande entre correr riscos e assumir riscos, mas poucas pessoas e poucos profissionais sabem.

Correr riscos é agir sem ter as informações e o conhecimento necessários para se tomar decisões, é também não ter organização e planejamento para colocar em prática as ações necessárias para se chegar aos resultados almejados.

Já assumir riscos, é conhecer o tamanho dos mesmos, se preparar e se planejar para evitar surpresas, fazer um estudo amplo das situações e envolver a equipe. Assumir riscos é ainda enfrentá-los da maneira mais calculada possível.

Para ilustrar ainda mais esta diferença, o autor Carlos Hilsdorf diz em seu livro Atitudes Empreendedoras, que “só os amadores correm riscos. Profissionais assumem riscos. Não confunda ousadia e capacidade de assumir riscos com imaturidade, precipitação e coragem patológica”.

Você concorda com esta diferença entre amadores e profissionais? Você corre riscos ou assume riscos? Sua empresa e seu líder correm riscos ou assumem riscos?

Um grande abraço a todos!

Author: carlospires

Profissional graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da FEI e Pós Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Experiência de 28 anos em atendimento ao cliente, sendo 21 anos em cargos de liderança, com forte atuação na Gestão dos Indicadores de Performance, Back-Office, Monitoria, SAC e Cobrança, atuando em empresas nacionais e multinacionais do segmento de call center e administração de cartão de crédito . Atuação junto aos segmentos varejistas em grandes lojistas. Responsável pela gestão de pessoas, processos e clientes, atuando em áreas operacionais e comerciais, com orientação para resultado. Conhecimento na gestão e implantação de Contact Center e Comercial Pós Venda, atuando no desenvolvimento de projetos, revisões de scripts operacionais, dimensionamento, implantações de novos clientes e produtos, liderando projetos de eficiência operacional, obtendo ótimos resultados em redução de despesas. Experiência em gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Planejamento e preparação de treinamentos de atendimento, liderança, gestão e produtos. Ministrou e ministra diversos treinamentos referente aos temas acima citados. Participação na implantação e validação no processo da ISO 9000/9001. Palestrante no CRA-SP – A importância do atendimento ao cliente.

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